Importância da nutrição para saúde dos fios.

Dra. Ana Carina Junqueira, Médica Tricologista

Publicado em 14/11/2019 - Atualizado em 04/08/2021



Quando os cabelos começam a cair em uma frequência ou quantidade maior do que o normal, é comum nos assustarmos e pensarmos em situações diversas que poderiam estar causando essa queda. 
Hoje em dia os fatores mais  comuns e prevalentes das causas de queda de cabelo são o estresse crônico, fatores hereditários, maus cuidados com o couro cabeludo como o hábito de dormir com cabelos molhados, doenças autoimunes como as alopecias e as falhas nutricionais.

A queda de cabelo por deficiência nutricional com o advento de dietas cada dia mais restritivas e a alimentação no estilo fast food, têm aumentado os índices de problemas de saúde. Devemos pensar na queda de cabelo como a ponta de um iceberg, podendo ser um sinal e o ponto inicial para a investigação de patologias mais sérias.

Ingestão inadequada (dietas restritivas); má absorção (cirurgias bariátricas ou doenças de mucosa intestinal) necessidades nutricionais aumentadas (amamentação; hipertiroidismo) e doença celíaca são os fatores que mais geram aumento de casos de queda capilar prolongada e agudas.

Com o dia-dia, esquecemos dos nutrientes que fazem toda a diferença no nosso organismo e são eles que mantem a saúde dos fios através do equilíbrio do ciclo de vida do folículo piloso. 
Os fios de cabelo precisam essencialmente para que seu metabolismo ocorra de: minerais como o zinco e o ferro, de aminoácidos e de vitaminas lipossolúveis como a vitamina D.

Hoje existem diversas maneiras de reposição vitamínica, para que não haja deficiência nutricional independente da dieta escolhida. 

E no caso dos problemas instestinais que levam nosso organismo a não absorver o que ingerimos mesmo quando nos alimentamos adequadamente existem (e podemos abusar deles) os probióticos e probióticos que auxiliam na desinflamação e equilíbrio da flora intestinal e consequentemente na melhora absortiva.

Uma investigação direcionada faz toda a diferença,  uma vez que hoje conhecemos bem os minerais específicos, aminoácidos de alto impacto e vitaminas que em níveis adequados conseguem restaurar o ciclo dos cabelos. 

Por isso, ao notar um aumento de fios durante o pentear ou durante o banho, não hesite em procurar um médico experiente, para que ele possa avaliar o seu caso e te indicar o melhor tratamento. ‘’ Cabelos bonitos, só nascem de couro cabeludo saudável e de um organismo equilibrado ‘’

Dra. Ana Carina Junqueira é médica especializa em tricologia, considerada uma grande especialistas em cabelo no Brasil. Realiza cursos voltados para alopecia (inflamações cônicas do couro cabeludo), calvície e até queda capilar. @draanajunqueira

 

Deixe um comentário

Comentários:

19/02/2020 - 13:25:30
Maria das Graças Brito Santos disse:
Bom dia! Fiquei encantada com a presença da tricologista Ana Carina hoje na Band, programa com Sílvia Popovich. Ela é muito esclarecida e competente. Moro em Salvador-Ba. Gostaria de saber se aqui tem essa especialidade, se possível também o contato. Fico muito agradecida! disse:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato