Mitos e Verdades sobre desodorantes

Dra. Ada Regina Trindade de Almeida, Dermatologia

Publicado em 01/09/2019 - Atualizado em 02/05/2024



 

Desodorante e antiperspirante são iguais! 

Os desodorantes são usados para remover e mascarar os odores da transpiração e reduzir a flora bacteriana local. Já os antiperspirantes têm a função de reduzir a secreção sudoral.

 

O desodorante previne totalmente o mal cheiro das axilas!

O desodorante pode até prevenir porém não impede que o indivíduo tenha o mal cheiro nas axilas.O odor desagradável (bromidrose axilar) é característico de cada indivíduo e é causado pela ação de bactérias que metabolizam a secreção sudoral composta por água, alguns sais e restos celulares, em um ambiente favorável (quente e úmido). Sendo assim, o tratamento da bromidrose consiste na maioria das vezes no uso de antibióticos tópicos.

O desodorante pode causar alergia na pele.

O que pode ocorrer na verdade é o indivíduo apresentar uma dermatite de contato a determinada substância do produto. Essa dermatite pode ser alérgica ou irritativa. O mais importante nesses casos é o paciente suspender o uso do produto e procurar um médico dermatologista. A inflamação gerada pela dermatite pode provocar em alguns indivíduos manchas de difícil tratamento.

O desodorante pode causar câncer de mama.  

Na busca constante por causa e efeito do câncer de mama, os desodorantes tem sido um dos vários bodes expiatórios. Mas apesar dos rumores sobre câncer de mama e desodorantes a American Cancer Society não tem conhecimento de nenhum estudo epidemiológico que relate uma associação estatisticamente significante entre o risco de câncer de mama e desodorantes.

Crianças não devem usar desodorante preventivamente.

Verdade, as crianças não apresentam indicação para o uso preventivo de desodorantes uma vez que os níveis hormonais nestas faixas etárias são insuficientes para promover odores.

 

O desodorante aerosol dura mais!

A eficácia do desodorante independe da forma de apresentação: spray, roll-on, aerossol, creme fornecem a mesma proteção. Uns apresentam alguns benefícios em relação a outros.

 

O melhor horário para se aplicar o desodorante é a noite! 

O desodorante deve ser aplicado de preferência à noite nas áreas afetadas secas, para melhor absorção.


 

O desodorante tem relação com Mal de Azheimer.

Aventou-se a hipótese de que sais de alumínio poderiam levar a doença de Alzheimer. Segundo a Internacional Hyperhidrosis Society, não há evidências científicas ou médicas que sugiram que o alumínio presente nos desodorantes cause a doença de Alzheimer. A FDA aprovou compostos de alumínio para uso em antitranspirantes com base em um extenso e seguro banco de dados.

 

Dra. Ada Trindade de Almeida. Dermatologista,

Responsável pelo setor de Cosmiatria da Clinica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia (SBD) e de Cirurgia Dermatológica(SBCD), Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Inetrnacional de Hiperidrose (IHHS)

Instagram: ada_trindade

 

Dra. Sharon Di Chiaccio. Dermatologista

Colaboradora da Cosmiatria da Clínica de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Instagram: sharoniqdc

Deixe um Comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato