Vacinação em Adultos e Atletas

Nabil Ghorayeb, Cardiologia

Publicado em 23/01/2023 - Atualizado em 07/02/2023



Neste início de ano uma das prioridades é vacinação dos adultos!

Com isso, surgem muitas dúvidas como:

- Existem efeitos colaterais graves?

- A vacina pode atrapalhar a performance de atletas e esportistas?

- Existe substituto melhor? 

A vacinação é o que há de melhor e moderno para nos proteger das viroses na sua intensidade e gravidade. Em relação à COVID-19, a recomendação é tomar as 04 doses. Em meados de abril teremos o início das campanhas anuais de vacinações e já existem estudos em andamento que objetivam juntar as vacinas antigripais e uma vacina anti COVID-19.

TODOS devemos tomar as vacinas oferecidas e não deixar de manter as medidas preventivas ainda vigentes, como uso das máscaras nos locais de aglomerações e nos ambientes de atendimento à saúde como pronto pocorros, hospitais, laboratórios, clínicas, academias e quais outros ambientes fechados. Manter sempre a higiene das mãos e, se for possível, evitar aglomerações.

Esportistas e atletas depois vacinados devem aguardar alguns dias de repouso para voltar às atividades físicas intensas. A razão disso é que podem aparecer alguns efeitos colaterais conhecidos e leves em geral: dores no local da aplicação, dor de cabeça, febre leve e até mesmo dores musculares que podem atrapalham os exercícios físicos. 

Uma regra clara para as pessoas com comorbidades clínicas como - doença obstrutiva por aterosclerose das coronárias e de outros segmentos do corpo humano que levam a angina do peito ou infarto do miocárdio, pós-procedimentos como a cirurgia cardíaca, angioplastia das coronárias e das carótidas, acidente vascular cerebral, dispositivos cardiológicos como marca passo, próteses de artéria Aorta e das válvulas - todos podem e devem tomar as vacinas recomendadas.

Alguns efeitos colaterais como alergias e reações inflamatórias à vacina podem ocorrer, e ter uma virose apesar de vacinado não é uma falha importante, pode acontecer para algumas pessoas. Caso seja alérgico, converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão.

Outras vacinas, hoje em dia, passaram a ser recomendadas para todos os adultos, principalmente contra pneumonia (são dois tipos de vacina, com datas diferentes a serem aplicadas), contra o Herpes Zoster, contra as Hepatites, principalmente nos profissionais da área da Saúde. 

É importante promover as TODAS as vacinas obrigatórias para as crianças além da vacina contra o HPV nos adolescentes.

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato