Homens podem ter Osteoporose?

Dr. MaurícioHirata, Endocrinologia e Metabologia

Publicado em 21/04/2021 - Atualizado em 14/06/2021



Frequentemente na minha Clínica os pacientes me perguntam se é possível homem ter osteoporose.

Como os homens possuem maior força muscular e fazem mais trabalhos braçais que as mulheres, raramente são associados a osteoporose.

Menos de 6% dos homens são diagnosticados e tratados para osteoporose segundo um estudo apresentado recentemente pelo American College of Rheumatology.

Os homens realmente tem uma incidência menor de osteoporose do que as mulheres por possuírem mais massa magra (o que dá sustentação ao osso é o músculo) e menor índice de deficiência de hormônios sexuais.

No entanto quando ocorre, a osteoporose em homens pode ser tão ou mais grave do que quando apresentada em mulheres .

Pela falta de diagnóstico precoce os quadros podem ser dramáticos e o tratamento, mais complicado.

A prevenção da osteoporose começa na infância com um bom aporte de cálcio alimentar, exposição a luz solar, para aumentar os níveis de vitamina D e com a prática de atividade física. A formação óssea ocorre em maior intensidade na infância, adolescência e em adultos jovens.

Depois de formada, a tendência natural é a perda da massa óssea que acumulamos anteriormente.

Por isso na idade adulta e maturidade é muito importante a ingestão de cálcio alimentar e manter os níveis de vitamina D e músculos em ordem.

Mesmo com os tratamentos disponíveis para osteoporose, a formação óssea na maturidade e velhice nunca será igual a da infância e juventude.

Uma pesquisa recentemente publicada no Journal of Bone and Mineral Research, revelou que a perda óssea em homens idosos pode estar inclusive associada a problemas nas coronárias.

Por isso, comece a prevenir a osetoporose na infância e peça para seu médico avaliar se você tem algum risco de desenvolver ou se já possui osteoporose, seja você homem ou mulher.

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato