Importância de hidratar o cabelo e couro cabeludo

Dra. Ana Carina Junqueira, Médica Tricologista

Publicado em 26/05/2020 - Atualizado em 18/10/2021



Os fios de cabelo e o couro cabeludo estão constantemente sofrendo agressões,  sejam elas externas causadas pela sujeira da poluição e por produtos químicos como tinturas, alisantes e descolorantes, ou pela própria produção de sebo, suor e elementos fúngicos do organismo.

Dessa maneira, torna-se essencial uma boa limpeza do couro cabelo associada a hidratação dos fios. 

Os shampoos possuem detergentes sintéticos, os quais são capazes de se ligar a produtos oleosos e à água, e serem removidos com o enxágue. 

Já os condicionadores são substâncias com a função de sebo, os quais agem aumentando a aderência das escamas das cutículas ao fios e produzindo uma capa de proteção em cada fio.  São utilizados  para minimizar a eletricidade estática dos fios produzida pelo uso dos shampoos, torná-los mais maleáveis ao manuseio, reduzir o frizz, aumentar o brilho dos fios e minimizar aparência das pontas-duplas.

Fios bem hidratados exibem um maior brilho e textura macia e homogênea, sofrem menos com as agressões de produtos químicos , escovação ou secagem frequente, tornando-se menos suscetíveis a quebra. 

Portanto, para proporcionar saúde aos  fios, é importante manter um couro cabeludo constantemente limpo e os fios bem hidratados, para que dessa maneira os fios possam crescer fortes, manter-se brilhantes, macios e sem frizz.

Dra. Ana Carina Junqueira é médica especializada em tricologia, considerada uma grande especialistas em cabelo no Brasil. Realiza cursos voltados para alopecia (inflamações cônicas do couro cabeludo), calvície e até queda capilar. @draanajunqueira

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato