As vias de transmissão de pacientes com COVID-19

World Health Organization, OMS

Publicado em 03/04/2020 - Atualizado em 01/05/2024



À medida que o surto de COVID-19 continua a evoluir, aprendemos mais sobre esse novo vírus todos os dias. Aqui buscamos resumir o que foi relatado sobre a transmissão do vírus COVID-19 e fornecer uma breve visão geral das evidência de transmissão de pessoas sintomáticas, pré-sintomáticas e assintomáticas infectadas com COVID-19.

Transmissão sintomática

Por definição, um caso sintomático de COVID-19 é um caso que desenvolveu sinais e sintomas compatíveis com Infecção pelo vírus COVID-19. Transmissão sintomática refere-se à transmissão de uma pessoa enquanto ela está passando pelos sintomas.

Os dados de estudos epidemiológicos e virológicos publicados, fornecem evidências de que o COVID-19 é transmitido principalmente de pessoas sintomáticas a outras pessoas que estão em contato próximo através de gotículas respiratórias, por contato direto com pessoas, ou pelo contato com objetos e superfícies contaminados. Isso foi comprovado por experiências detalhadas compartilhadas por parceiros técnicos por meio de redes globais de especialistas da OMS e relatórios e apresentações dos Ministérios da Saúde.

Dados de estudos clínicos e virológicos que coletaram amostras biológicas de pacientes forneceram evidências de que o derramamento do vírus COVID-19 é mais alto no trato respiratório superior (nariz e garganta) no início o curso da doença, ou seja, nos primeiros 3 dias após o início dos sintomas. Dados preliminares sugerem que as pessoas podem ser mais contagiosas do início dos sintomas, em comparação com a doença mais tarde.

Transmissão pré-sintomática

O período de incubação do COVID-19, que é o tempo entre a exposição ao vírus (infecção) e o início dos sintomas, é em média de 5 a 6 dias, porém pode levar até 14 dias. Durante esse período, também conhecido como período "pré-sintomático", algumas pessoas infectadas podem ser contagiosas. Portanto, a transmissão de um caso pré-sintomático pode ocorrer antes do início dos sintomas.

Em um pequeno número de relatos de casos e estudos, a transmissão pré-sintomática foi documentada através do contato de rastreamento e investigação aprimorada de grupos de casos confirmados. Isso foi corroborado por dados que sugeriram que algumas pessoas podem testar positivo para COVID-19 de 1 a 3 dias antes de desenvolverem sintomas. Assim, é possível que pessoas infectadas com COVID-19 poderiam transmitir o vírus antes que sintomas significativos se desenvolvessem. É importante reconhecer que a transmissão pré-sintomática ainda exige a propagação do vírus por gotículas infecciosas ou por tocar superfícies contaminadas.

Transmissão assintomática

Assintomático é uma pessoa infectada com COVID-19 que não desenvolve sintomas.
A transmissão assintomática refere-se à transmissão do vírus dessa uma pessoa sem sintomas.

Existem poucos relatos de casos confirmados em laboratório que são verdadeiramente assintomáticos e, até o momento, não houve transmissão assintomática documentada. Isso não exclui a possibilidade de que isso possa ocorrer. Casos assintomáticos
foram relatados como parte dos esforços de rastreamento de contatos em alguns países.

A OMS monitora regularmente todas as evidências emergentes sobre esse tópico crítico e fornecerá uma atualização à medida que mais informações torna-se disponível.

Fonte: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200402-sitrep-73-covid-19.pdf?sfvrsn=5ae25bc7_4

Deixe um Comentário

Comentários:

13/04/2021 - 23:57:33
Vladimir Augusto Garros disse:
Sou casado com uma pessoa assintomática como posso saber se não vou ser contaminado? disse:
02/06/2020 - 22:43:21
PAULO ROGERIO PEREIRA SANTOS disse:
Muito bem entendido gostei das opiniõeskllllllllllll disse:
24/05/2020 - 16:16:07
Vanderlei alves disse:
Muito essa cartilhas disse:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato