Disseminao de FAKE NEWS sobre tratamentos e preveno do cncer

Editorial , Oncologia (Clnico)

Publicado em 02/04/2024 - Atualizado em 22/04/2024



No combate ao câncer, para além do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos apropriados, ter informações confiáveis e comprovadas sobre a eficácia dos procedimentos.

Em um contexto marcado pela crescente desinformação e divulgação de notícias falsas, o Instituto Vencer o Câncer lança a campanha "#CÂNCERTRUENEWS - Contra o câncer, não dê espaço para a desinformação". Assim, o Instituto assume o compromisso de auxiliar os brasileiros e brasileiras na busca de conteúdo de qualidade sobre os fatores de risco, medidas preventivas, métodos de diagnóstico e terapias eficazes contra a doença.

A escolha da data de lançamento, em 1° de abril, coincidindo com o Dia da Mentira, é estratégica, visando confrontar a propagação de informações e notícias falsas que circulam incessantemente nas redes ao longo do ano, representando uma ameaça aos pacientes.

“Precisamos evidenciar a importância do embasamento científico nas estratégias contra o câncer. As informações falsas podem prejudicar o sucesso dos tratamentos”, afirma o oncologista Antonio Buzaid, cofundador do Instituto Vencer o Câncer.

A campanha destaca mensagens fundamentais, tais como: "Nem todo story vai te ajudar a prevenir o câncer"; "Uma live não é suficiente para cuidar da sua saúde"; "Uma receita não pode substituir seu tratamento", enfatizando que buscar informações corretas é essencial.

“Do mesmo jeito que a informação certa ajuda, a informação inadequada ou mentirosa pode eventualmente prejudicar vidas. E esse é um trabalho muito importante que o Instituto Vencer o Câncer vem fazendo, para que a gente espalhe boas informações, corretas, transparentes, fáceis de serem absorvidas e úteis para a sociedade”, ressalta o oncologista Fernando Maluf, também fundador do Instituto.

O objetivo é fornecer esclarecimentos à população sobre os perigos de consumir conteúdos que prometem soluções miraculosas diante da doença, ao mesmo tempo em que se defendem os direitos dos pacientes e se promove a criação de políticas públicas eficazes para os afetados pelo câncer.

“Com esta iniciativa, reforçamos a importância da qualidade da informação na jornada de qualquer paciente. Nosso DNA é comunicação com rigor médico acessível para todos. A campanha reitera o que fazemos há 10 anos e continuaremos incansavelmente a praticar”, afirma a diretora institucional do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond.

Paulo Salles, Diretor de Criação da Ogilvy, agência responsável pela campanha, comenta: “Informação hoje em dia é uma das maiores ferramentas que temos para nos ajudar na prevenção ou combate a alguma doença. Portanto, o que buscamos nessa campanha é mostrar que não é todo post, stories, reels, seja qual for o formato, que tem a informação necessária para ajudar a população na luta contra o câncer. ".

Informações incorretas sobre o câncer nas redes sociais que são preocupantes

A criação dessa campanha veio a partir de um estudo recente do Journal of the National Cancer Institute que destacou um dado preocupante, 89% dos pacientes diagnosticados, ou que acham que têm câncer, acessam a internet para procurar mais informações sobre sua doença.

A pesquisa mostrou, ainda, que 1/3 das postagens mais populares sobre tratamento de câncer nas redes sociais apresentam dados incorretos. Informações erradas e até falsas podem prejudicar o tratamento, a qualidade de vida e as chances de sobrevivência dos pacientes.

Desta forma, a campanha "#CÂNCERTRUENEWS - Contra o câncer, não dê espaço para a desinformação" carrega uma mensagem de extrema importância e responsabilidade para o combate das falsas notícias em torno da doença.

Sobre o Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivos difundir assuntos relevantes para a saúde no Brasil e no mundo; informar, apoiar e acolher pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer; dividir com a população informações relacionadas a prevenção, alimentação, atividade física, direitos dos pacientes e medicina integrativa, e sempre incentivar a busca por qualidade de vida.

www.vencerocancer.org.br

Sobre a Ogilvy Brasil

A Ogilvy Brasil é uma das agências mais premiadas do mundo criativamente. Em sua lista de clientes estão marcas como: Magazine Luiza, Adidas, Amex, AstraZeneca, BMW, Nestlé, Essilor, Leroy Merlin, Pfizer, entre outras.  A identidade da Ogilvy é baseada em comunicar produtos e serviços que fazem as marcas serem importantes para as pessoas a curto, médio e longo prazos. Por isso, a Ogilvy inspira as marcas e as pessoas, e como consequência, impacta o mundo. Sob o olhar do conceito de David Ogilvy nós continuamos buscando o verdadeiro poder da criação e da cultura publicitária.  Com mais de 133 leões nos últimos anos no Festival de Cannes (2010 a 2021), agência do ano em Cannes em 2013 e mais de 28 Awards de D&AD, Wave, Clio, Lia, El Ojo e Wired, possuímos uma bagagem que nos faz olhar para a frente e nos manter criativos. dessa forma, podemos oferecer para as pessoas uma linguagem expressiva e única na publicidade.   

Deixe um Comentário

Comentários: