Você está preparado para correr?

Wilson Mello, Ortopedia e Traumatologia

Publicado em 13/06/2017 - Atualizado em 03/05/2024



Como é a modalidade que mais cresceu no Brasil na ultima década - de cinco anos para cá, o número de corredores de rua aumentou 50% em todo o País -, é natural que as lesões associadas à corrida também começassem a preocupar médicos ortopedistas e fisioterapeutas que lidam com essa nova realidade.

Tendinites, fraturas por estresse, periostites, síndrome do trato iliotibial, fascite plantar e lombalgias são algumas das lesões comuns em corredores. Estudos demonstram que 30 a 70% deles sofrerão alguma alteração musculoesquelética durante o período de um ano. Estas lesões, em sua maioria, têm como causa fatores anatômicos, alterações biomecânicas da corrida e, por incrível que pareça, calçados inadequados.

Mas atualmente existe uma ferramenta importante para auxiliar os corredores tanto na prevenção de lesões quanto na melhora da performance esportiva. É a Avaliação Cinético-Cinemática da Corrida, que analisa a condição muscular e o movimento durante a corrida.

A Avaliação Cinético-Cinemática do Corredor detecta qualquer alteração no movimento e na biomecânica da corrida, inclusive auxiliando na reabilitação de alterações musculoesqueléticas relacionadas ao esporte. Se for constatada alguma alteração durante a avaliação, o corredor deve ser orientado no sentido de prevenir lesões, potencializar seu rendimento e, se for o caso, escolher a prática esportiva mais correta para seu biotipo.

Essa avaliação completa deve compreender os seguintes procedimentos: histórico do atleta; avaliação da flexibilidade; análise da pisada realizada através da baropodometria computadorizada; análise cinemática 2D das articulações do pé, tornozelo, joelho, quadril e coluna durante a corrida detectados por sensores altamente sensíveis; avaliação do desempenho muscular através da dinamometria isocinética computadorizada; e análise da força e da resistência muscular do complexo core.

Sabemos que o aumento do número de provas exige um bom preparo do corredor, e essa preparação deve começar com a avaliação. Só assim será possível praticar o esporte com segurança e prazer.

Deixe um Comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato