Voc sabe o que o couro cabeludo?

Luciano Barsanti, Clnica Mdica

Publicado em 01/09/2019 - Atualizado em 26/05/2024



O que você sabe sobre o couro cabeludo? 

A maioria das pessoas só lembra do couro cabeludo quando dá aquela coceirinha na cabeça ou percebe a tão desconfortável descamação por sobre as roupas escuras. 

O couro cabeludo é uma estrutura anatômica formada por três camadas, a epiderme, derme e o tecido subcutâneo. Sua configuração é bastante complexa, pois abrange vasos sanguíneos (artéria e veias), gordura, terminações nervosas, glândulas sebáceas e sudoríparas, as quais produzem óleo e suor respectivamente e o chamado folículo capilar que compreende o bulbo piloso, a “fábrica dos cabelos”, conhecida como raiz capilar. É muito interessante saber que cada bulbo capilar é sustentado por um músculo, ou seja, à cada raiz corresponde um músculo muito fininho que se rompe sempre que há qualquer tipo de tração excessiva como escovações vigorosas, “rabos de cavalo”, tiaras ou alongamentos. 

Sendo assim, é muito importante que quando for notada qualquer alteração no couro cabeludo, como manchas, pequenas feridas, descamação ou pruridos o médico tricologista (especializado em doenças do couro cabeludo e cabelos) deve ser consultado, pois tais sinais e sintomas podem corresponder a doenças importantes as quais devem ser diagnosticadas o mais rápido possível.

Os exames específicos são o SCANNER de superfície que amplia até trinta mil vezes a área de visão do couro cabeludo e o microscópio eletrônico para visualização de estruturas internas. 

Dr. Luciano Barsanti, Médico e Tricologista, Diretor Médico do Instituto do Cabelo, membro titular do American Hair Loss Council - USA e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Titular da Sociedade Italiana de Tricologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia "SBTri" - CRM SP 38720

Veja 5 dicas para ter um couro cabeludo saúdável!

 

Deixe um Comentário

Comentários:

16/08/2020 - 07:38:49
Jos Manuel disse:
Foi muito bom ter abrido este site, aprendi mntas coisas boas e quero aprender mas disse:
15/08/2020 - 12:20:30
Wanderley disse:
Estou com umas feridas e caroo na cabea disse: