T(D)PM não é frescura!

Dr. Kalil Duailibi , Psiquiatria

Publicado em 21/05/2018 - Atualizado em 03/05/2024



O período que precede a menstruação é caracterizado pelo surgimento de sintomas psíquicos e físicos, como alteração de humor, irritabilidade e melancolia; além de dores de cabeça, inchaço e fadiga, para uma boa parte das mulheres. Esses sintomas são causados por uma alteração hormonal feminina que age diretamente no sistema nervoso central e gera diversos mal-estares. Porém, em casos mais graves, essa alteração passa de TPM para TDPM, a abreviação ganha apenas uma letra, mas a condição é bem mais complexa.

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) é uma forma grave da Síndrome Pré-Menstrual (SPM), que ocorre quando há pico de estrogênio – geralmente no primeiro dia antes da ovulação – e melhora com a menstruação. A prevalência do TDPM é de 2% a 8% da população feminina fértil e os sintomas do transtorno podem ser tão intensos que trazem prejuízo à rotina da mulher¹? ². De acordo com o psiquiatra Kalil Duailibi, o TDPM tem gravidade comparável à de outros transtornos mentais e não pode ser subestimado.

Estima-se que 1,3% das mulheres tenham prejuízo funcional devido ao TDPM e talvez nem saibam que sofrem do mal², que tem diagnóstico complexo e pode ser confundido com outros dois tipos de transtorno, o depressivo persistente e o bipolar. Para diagnosticar uma paciente corretamente com TDPM, os profissionais de saúde levam em consideração fatores de risco para desenvolvimento da doença, como: estresse, trauma interpessoal, herança genética (entre 30% e 80%), o não uso de contraceptivos orais, além de dois ciclos sintomáticos. 

“Ainda há pouco esclarecimento sobre as causas do TDPM, mas estudos apontam uma interação anormal entre neurotransmissores e hormônios ovarianos. Estes hormônios são capazes de ativar áreas cerebrais como o córtex pré-frontal e as relacionadas à recompensa e ao estresse. E essas ativações vêm sendo relacionadas ao desenvolvimento de sintomas do quadro. A variação do humor, irritabilidade, sintomas de ansiedade e a disforia compõem características fundamentais dessa condição e podem estar associados a sintomas comportamentais e físicos que atingem seu pico perto do início da menstruação, quando em geral começam a se atenuar ou cessam.

O tratamento

O tratamento para o transtorno é feito com correção das alterações hormonais; supressão ovulatória ou com o uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como o escitalopram”, explica o psiquiatra. 

Caso tenha se identificado com a situação, procure auxílio médico e confirme ou descarte o diagnóstico.

Referência

¹American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013.

² Baller EB, Wei SM, Kohn PD, Rubinow DR, Alarcón G, et al. Abnormalities of dorsolateral prefrontal function in women with premenstrual dysphoric disorder: a multimodal neuroimaging study. Am J Psychiatry. 2013 Mar;170(3):305-14.

 

Deixe um Comentário

Comentários:

21/12/2020 - 23:17:51
Denise Gomes Soares disse:
Existe uma possibilidade desses sintomas incluir tbm a sensação de desmaio? Esses dias atrás estava chorando sem motivo, hoje já amanheci com ânsia de vômito e sensação de desmaio como se a pressão tivesse abaixado, tomei 1 fluoxetina e dei uma melhorada, mês passado passei muito mal, hoje foi só 3 vezes no dia todo, existe essa possibilidade de sintoma? disse:
21/08/2020 - 18:39:30
Deisy disse:
Também quero saber qual médico procurar ... ginecologista, psicólogo??? se alguém souber pode me informar por favor sicsiiic@gmail.com disse:
30/07/2020 - 00:33:39
Cassiana Fontoura disse:
Qual médico procurar para diagnóstico? Psiquiatra? disse:
25/06/2020 - 12:05:18
Mariana disse:
Acabei de descobrir que tenho TDPM. Já fazem uns três meses que venho tendo esses sintomas, até achei que estava entrando em depressão, porém, isso só acontece perto do período menstrual, uns dois dias antes. Estranhei que fosse uma TPM comum, porque os sintomas vem como se fosse o dobro ou triplo de uma TPM forte. E é muito chato porque me sinto melancólica demais, e me irrito facilmente, com isso me fecho no quarto, fico até sem comer quase que o dia todo, e ninguém entende o porquê disso... disse:
21/06/2020 - 22:50:23
SORAYA ROQUE disse:
A partir de hoje, posso procurar ajuda e não ficar me cobrando demais, pois muitas pessoas, quando eu falava o que estava acontecendo, não acredita e acha que é besteira, pois, na semana seguinte, os sintomas diminuem mesmo e desaparecem... Que confusão que tudo isso causava na minha mente... Não me sinto mais uma pessoa inadequada! disse:
21/06/2020 - 22:49:22
SORAYA ROQUE disse:
Sofro com os sintomas há anos. Cheguei a pensar que eu estava entrando em um processo de depressão... Comecei a perceber uma certa regularidade dos sintomas porque eu costumava escrever para tentar me sentir melhor, então observei que as datas coincidiam em períodos próximos da menstruação e se repetem mensalmente. Mas, até hoje, eu não sabia que existia um transtorno que explicasse os sintomas cruéis que sinto. disse:
18/06/2020 - 03:21:10
Katia Silvia disse:
Sofro a anos com todos esses sintomas, desabafei com meu ginecologista e disse que não é normal alguém sentir tanto ódio e irritabilidade na TPM, ele respondeu e disse que é normal, mais não vejo outras mulheres assim , apenas com cólicas e inchaço... Me senti bem lendo e descobrindo que existe. Nome para os meus sintomas. Falamos muitas coisas que não queremos quando estamos assim, decisões precipitadas, quem está a nossa volta precisa de muita paciência disse:
06/06/2020 - 12:49:24
Jaqueline ciechanovicz disse:
Nunca tinha ouvido falar mas hj me deparo nesta citação não entendia meus sintomas mas hj vejo q já e um começo. disse:
01/06/2020 - 12:32:05
Andreia disse:
Tenho todos esses sintomas, imaginava que fosse tpm, mais minha ginecologista não esta conseguindo me ajudar. Peço uma orientação para qual especialista devo procurar para me ajudar melhor com uma medicação eficiente. disse:
17/09/2019 - 00:29:35
Jaiane disse:
Acho que sofro desse problema ?? tenho sintomas muito parecido . Como descobrir se realmente é ? disse:
08/08/2019 - 23:54:54
Erica joelma dos Santos disse:
Desde muito nova tenho sintomas intensos. Perdi serviços bons devido a essas alteraçôes e que davam crises eplépticas. Comecei a tomar medicamento para transtorno bipolar. Tomava anticonvulssivantes piores. Descobri a pouco tempo,pois os sintomas pioraram devido a menopausa. Terminava com meu namorado ,caia em depressão . Quem sabe agora que descobri,paro até com esses medicamentos. disse:
28/07/2019 - 23:25:57
Diana Raquel Vaz da silva disse:
Eu sofro de ansiedade e no período da minha menstruação minha ansiedade almenta fico sufocada falta de ar minhas mãos e pes gela etc..mas vontade de morrer não quero mas é viver e vocês que pensam em acabar com as vida de vocês tenha mas fé em deus que ele cura com ele agente vence seu que é difícil mas nada pra deus é impossível ?? disse:
27/06/2019 - 20:42:28
Layz disse:
Minha menstruação me faz pensar em suicídio. Pensei em me matar o dia todo hoje. Choro em locais públicos, é algo incontrolável. Causo brigas com todos e perco a vontade até de tomar banho. Já tomei sertralina e agr estou tomando outro remedio. Não tenho diagnóstico de TDPM, mas pelos sintomas é mt parecido. E meu estresse começa 10 dias antes dela vir. Hoje agredi a cachorra da minha mãe, um estresse sem igual. Sinto que ta cada vez pior. Já me agredi muito nesse período também.. disse:
24/02/2019 - 11:13:25
Eloisa disse:
Estou com todos esses sintomas. Ontem tive uma crise muito grande...uma enorme vontade de acabar com a minha vida. Agora que estou tendo o conhecimento desse transtorno. Irei em busca de ajuda. disse:
12/02/2019 - 01:30:52
Juliana Matos Alcantara disse:
Olá, moro no rio de janeiro e sofro de TDPM, tenho 28 anos, já procurei algumas ginecologistas mas nao conseguiram uma medicação certa, procuro uma orientação e um profissional para me ajudar, devido a esse transtorno não consigo ter uma vida saudável nesse período. Há meses que penso em acabar com minha vida por não achar um tratamento correto, peço que me oriente, preciso voltar a viver. Aguardo um retorno!! Atenciosamente, Juliana Matos. disse:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato