Dia Internacional da Mulher

Dr. Nabil Ghorayeb , Cardiologia

Publicado em 08/03/2022 - Atualizado em 26/05/2022



O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. É uma data oportuna para lembrar e reivindicar o respeito à mulher no trabalho, pelas suas escolhas, rigor penal para toda a agressão física e moral que ainda, infelizmente, acontece todos os dias, e alertar sobre a importância de um estilo de vida saudável para uma vida longa e feliz!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, doenças e condições cardiovasculares matam 1 em cada 3 mulheres, o que estatisticamente representa um número 7 vezes maior que o câncer de mama.

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a principal causa de morte da mulher brasileira e na maioria das vezes está relacionado à Hipertensão Arterial. A segunda causa mais comum, é o infarto do miocárdio e a terceira é o Câncer de mama.  

A prevenção dessas doenças, começa pela mudança do estilo de vida. Sabemos que hoje a mulher desempenha diversas tarefas tanto na vida familiar como profissional. Ela cuida de todos e muitas vezes, esquece de si mesma. Alimentação inadequada, tabagismo, tratamento irregular das doenças cardiovasculares (como a hipertensão arterial) e o sedentarismo, são alguns exemplos que geram grandes prejuízos à saúde podendo desencadear quadros de obesidade e diabetes e doenças do coração.

Algumas mudanças simples podem trazer grandes benefícios à saúde: 

Comece pela alimentação: evite o excesso de frituras, gorduras e açúcar refinado.

Faça atividades físicas regulares: 150 a 300 min por semana, 3 a 4 vezes semanais. Você pode caminhar 30 min ou mesmo subir três andares de escadas por dia. Não é difícil e nem necessita de equipamentos, basta ter condições físicas e a necessária avaliação médica competente.

Feliz Dia das Mulheres!                   

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato