Projeto incentiva Pesquisa no Brasil

Dr. Antônio Carlos Buzaid, Oncologia (clínico)

Publicado em 17/02/2022 - Atualizado em 26/05/2022



A pesquisa clínica é a única maneira de fazermos avanços na Medicina. Hoje o Brasil ocupa lugar de destaque no mercado farmacêutico mundial. No entanto, ficamos na 24ª colocação no ranking de produção em pesquisa clínica. Uma realidade que pode e deve ser mudada, para o bem dos pacientes e de nosso sistema de saúde.

Neste sentido, o Instituto Vencer o Câncer realizou, em 2021, o edital do projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, que vai fomentar e incentivar a implantação de novos Centros de Pesquisa Clínica em Oncologia em nosso país. O objetivo é estabelecer estes centros em locais onde a produção científica ainda necessita de um maior investimento. Assim, este programa visa a beneficiar os pesquisadores brasileiros e os pacientes, que muitas vezes encontram dificuldades em participar destes estudos, por estarem distantes dos locais onde eles se desenvolvem.

De acordo com o resultado do edital, as instituições filantrópicas, privadas e do SUS, rigorosamente selecionadas para se tornarem hubs de estudos clínicos, já iniciaram as adequações necessárias para futuras pesquisas. Os locais são:

·      Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia - Manaus/AM;

·      Hospital Universitário João de Barros Barreto - Belém/PA;

·      Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho - São Luís/MA;

·      Hospital Napoleão Laureano - João Pessoa/PB;

·      Clínica Onconeo LTDA - Campo Grande/MS;

As próximas etapas do projeto incluem registro no sistema Comitê de Ética em Pesquisa, avaliação de documentação, visitas técnicas, análises de consultores especializados, além de videoconferências periódicas de acompanhamento.

O processo é realizado com o apoio de um conselho gestor composto por grandes especialistas brasileiros em pesquisa clínica. As reuniões de treinamento também estão em andamento e a expectativa é, em breve, ter as primeiras novidades sobre quais áreas de estudo poderão ser priorizadas.                                                           

Com consultoria técnica do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) e patrocínio da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e Eurofarma, esta iniciativa representa um esforço conjunto de associações de saúde, indústria e pesquisadores visionários para impulsionar estudos em Oncologia no Brasil.

Antonio Carlos Buzaid - Oncologista Clínico, Diretor Médico Geral do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo; cofundador do Instituto Vencer o Câncer

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato