Você sabe o que é Liberação Miofascial?

Allan Josefh, Fisioterapia

Publicado em 20/04/2021 - Atualizado em 30/07/2021



Posicione o seu dedo indicador no seu braço oposto, faça uma leve pressão, movimente para um lado e para o outro sentindo a sua pele deslizar. Da mesma forma, suavemente coce os seus olhos e sinta o movimento da sua pele. O que permite este deslizamento e fluidez é a fáscia

A fáscia é um tecido conectivo que possui um papel importantíssimo na ligação, união e separação de todas as partes do nosso corpo, como músculos, órgãos, células, etc. A fáscia reveste o nosso corpo inteiro e preenche o espaço entre as vísceras.

A procura pelo trabalho de Liberação Miofascial nas clínicas de fisioterapia e massoterapia tem aumentado significativamente nos últimos anos. Isto é, em grande parte, devido ao melhor entendimento da importância deste trabalho, tanto para uma atuação regenerativa muscular (em decorrência de alguma prática esportiva profissional ou amadora), quanto para um alívio de dor causada por compensações automáticas do nosso corpo para nos proteger de algum problema. O corpo é uma unidade e com a Liberação Miofascial podemos ajudar neste reequilíbrio.

Sempre acreditei que as mãos são uma ferramenta única de tratamento e, da mesma forma, a Liberação Miofascial é uma modalidade terapêutica que pode ser realizada exclusivamente com as mãos. Há alguns rolinhos que podem ser usados para auxiliar na auto-liberação miofascial, mas nada substitui a sensibilidade que um bom profissional certificado tem nas mãos.

Algumas pessoas tem a falsa percepção de que a Liberação Miofascial trata apenas dores na região lombar e cervical. Você sabia que algumas dores de dente, dores de cabeça, zumbidos ou dores no ouvido também podem ser aliviados em apenas uma sessão de Liberação Miofascial? Por isto que, além de fisioterapeutas, massoterapeutas e educadores físicos, meus cursos tem sido cada vez mais procurados também por médicos e dentistas. O intuito é sempre aliviar a dor e/ou previnir lesão.

Praticamente todos nós podemos nos beneficiar da Liberação Miofascial. Aplico a técnica desde em uma criança em fase de crescimento (a partir dos 8 anos), até em pessoas adultas, atletas amadores ou profissionais e idosos. Para todas as situações, o olhar especializado e a sensibilidade nas mãos do profissional vai ajudar na aplicação da técnica. 

Não se enganem ao achar que uma massagem com pressão é um tipo de Liberação Miofascial. Liberação Miofascial não é força; é precisão! Sempre instruo os meu alunos a serem SNIPERS, atuando na necessidade. Devemos sempre nos lembrar que “água demais mata a planta”.

Quais são as funções da Liberação Miofascal:

- Facilitar o deslizamento entre as fibras musculares;

- Auxiliar na circulação de fluidos corporais;

- Reduz o encurtamento muscular;

- Auxilia na estabilização e mantém a postura.

Quais são os seus benefícios:

- Prevenir lesão muscular;

- Auxiliar na melhora do desempenho físico;

- Equilibrar o sistema músculo esquelético;

- Eliminar as substâncias resultantes da contração muscular; 

- Aliviar ou eliminar dor.

Quais são os cuidados:

- Ter a certeza que o profissional tem alguma certificação, para que não coloque em risco a integridade do paciente/cliente;

- Deficiência circulatória aguda;

- Tratamento com anticoagulante;

- Lesão muscular (não é força, mas sim precisão).

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato