10 Dicas Prevenir Dores Articulação da Mandíbula

Profa.Dra. Ângela Alves de Aguiar Goto, Odontologia

Publicado em 19/06/2017 - Atualizado em 19/08/2022



1- Não tenha hábitos de morder canetas, mascar chicletes, apertar ou ranger os dentes.?

2- Mantenha uma alimentação saudável, diversificada e procure se alimentar utilizando todos os dentes da boca, não mastigando somente de um lado. 

3- Intensifique a higiene oral, com utilização de fio dental e escovação dentária adequada, conservando seus dentes e gengivas.

4- Se perceber estalos ou deslocamento mandibulares, procure seu dentista, de preferência um especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. 

5- Percebendo que sua face é assimétrica, e/ou um lado do rosto é maior ou menor que o outro, procure um especialista, um cirurgião bucomaxilofacial.

6- Se seus dentes não tem um bom encaixe, os dentes superiores com os inferiores, procure um dentista, especialista em ortodontia.

7- Conforme o tipo de má oclusão, é necessário também avaliação de um cirurgião bucomaxilofacial além do ortodontista, para corrigir a mordida com ortodontia acompanhada de cirurgia.

8- Percebendo que seu queixo é muito para frente ou muito para trás, que seu sorriso mostra muito a gengiva ou que respira pela boca, pois seus lábios não se encostam, procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial. 

9- Se tiver dificuldade de manter uma boa qualidade de sono, por acordar diversas vezes a noite com falta de ar, procure também um especialista bucomaxilofacial. Você pode estar sofrendo de apnéia do sono e ter problemas ligados aos ossos da face.

10- Para prevenção de tais problemas articulares e faciais , realize exames de imagens como tomografias e ressonância magnéticas de ATM, além de fazer avaliações periódicas com seu dentista clínico. 

 

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato