O que é a Medicina Ayurveda?

Minha Vida Saúde, Editorial

Publicado em 02/11/2020 - Atualizado em 04/08/2021



A medicina ayurveda (ou ayurvédica) é uma filosofia médica oriental desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos, que tem como objetivo os cuidados com a mente, o espírito e o corpo do indivíduo.

"O significado de Ayurveda está associado ao conhecimento da vida, pois trata do que é bom e ruim, de uma vida de felicidade e infelicidade, do que promove ou não o desenvolvimento, da medida exata das coisas e da natureza", explica Vanessa Scapini, diretora da escola Prema Om, instituto dedicado à medicina ayurvédica.

Para que serve a medicina ayurveda?

Segundo a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), essa filosofia médica possui dois objetivos principais: preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis, e curar as doenças dos pacientes. "Afirma-se que o ayurveda busca prevenir o adoecimento e tratar as pessoas em processo de adoecimento físico e mental", afirma Aderson Moreira da Rocha, médico de família, especialista em Ayurveda e diretor científico da ABRA.

O que a medicina ayurveda pode tratar?

Não existe limitação para o tratamento de doenças com o uso da medicina ayurvédica. Desse modo, é possível recorrer ao método para o tratamento de gripe, resfriado e até mesmo quadros mais graves, como câncer e depressão, entre outros.

Como funciona a medicina ayurveda?

Para a medicina ayurveda, o adoecimento é provocado pelo desequilíbrio dos chamados doshas - uma espécie de "humores". Os doshas são classificados em três. São eles:

  • Vata (espaço e ar)
  • Pitta (fogo e água)
  • Kapha (terra e água).

Segundo Vanessa, todos possuem os três doshas no corpo físico e dois mentais - sendo um deles mais evidente, dependendo não só da constituição física da pessoa, mas também dos desequilíbrios e desarmonias que ela está apresentando no momento. Com esse raciocínio, o tratamento ayurvédico inicia uma combinação de alimentação e rotina diária, junto com outros procedimentos para cada pessoa.

"Saber o que comer e quando comer é uma pequena ação que precisa de um conhecimento da sua própria funcionalidade. É levado em conta a idade da pessoa, a estação do ano; então, a alimentação para cada pessoa é diferente. Para tratar as doenças, a medicina ayurveda usa essa visão, levando em consideração quando começou a queixa principal e quais são suas características. Assim, é montada uma linha de raciocínio para ver onde o desequilíbrio está instalado, a fim de corrigi-lo", diz Vanessa.

O que a medicina ayurveda usa?

Para atingir um tratamento eficaz, a medicina ayurveda usa alguns pilares essenciais à filosofia médica, como sono, alimentação, atividade física e sexualidade. Além disso, de acordo com o médico Aderson Moreira da Rocha, ferramentas terapêuticas também podem ser utilizadas para trazer o equilíbrio corpo-mente ao indivíduo. São elas:

  • Rotina diária individualizada
  • Uso de medicamentos (de origem vegetal, mineral e animal)
  • Orientação da dieta
  • Oleação (massagens com óleos vegetais)
  • Sudação (técnicas que ajudam a equilibrar os Doshas e eliminar toxinas)
  • Yoga
  • Meditação
  • Desintoxicação
  • Bio-purificação

Quanto tempo leva o tratamento com a ayurveda?

A resposta do tratamento com a medicina ayurveda, assim como outro qualquer, depende de cada pessoa. - O processo do adoecimento é individual, assim como a resposta terapêutica. Muitas vezes, o paciente leva vários anos para chegar àquele desequilíbrio corpo-mente. Isto requer um tratamento mais prolongado. Porém, outros pacientes com apenas 30 dias de tratamento já observam uma ótima resposta terapêutica, com uma melhora importante do quadro clínico -, aponta Aderson.

Para quem é indicado a medicina ayurveda?

Qualquer pessoa pode obter o tratamento com a medicina ayurveda, sem restrição de idade ou gênero. "Todos os seres humanos se beneficiam da visão integrativa da Medicina Indiana. Como nós trabalhamos com a Medicina Integrativa, associamos a sabedoria das terapias orientais com as evidências da ciência ocidental", diz Aderson.

Contraindicação da medicina ayurveda

Em geral, não existe nenhuma contraindicação em relação ao tratamento com a medicina ayurveda. O que pode haver são restrições individuais. "Cada caso é um caso e deve ser analisado pelo profissional ayurvédico. Por exemplo, trabalhamos com plantas medicinais que apresentam indicações, contraindicações, doses terapêuticas e possíveis efeitos adversos", explica Aderson.

Quem pode praticar a medicina ayurveda?

Atualmente, os profissionais que desejam exercer a medicina ayurveda devem ter uma capacitação adequada em cursos de formação relacionados à filosofia médica. A ABRA, por exemplo, promove cursos específicos e é possível encontrar alguns deles no site da associação.

"Na Índia, a ayurveda é uma medicina. Aqui no ocidente, recebemos a ayurveda como terapia. Assim, os cursos formam terapeutas e não médicos. Uma boa indicação é importante para reduzir os possíveis enganos. Investigar o estabelecimento em que o terapeuta atua, qual sua formação e quanto tempo tem de experiência também pode ajudar. Não significa que uma pessoa que teve sua formação recente não seja qualificada", aconselha Vanessa Scapini.

Fonte -https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/36829-medicina-ayurveda

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato