Importância da raiz para a saúde dos cabelos

Luciano Barsanti, Clínica Médica

Publicado em 20/05/2020 - Atualizado em 03/08/2021



Os cabelos são estruturas moleculares, basicamente formadas por proteínas.

Anatomicamente, abaixo do couro cabeludo, encontra-se o folículo piloso, o bulbo capilar, conhecido como a ‘raiz dos cabelos’. Os fios capilares apresentam um ciclo de crescimento, com duração de 12 a 18 meses, formado por três fases:

1. Anágena de nascimento e crescimento

2. Catágena de estabilização e telógena

3. Período de queda

Para que este ciclo seja efetivo, é importante que alguns fatores de higiene e saúde sejam respeitados:

Uma boa alimentação baseada em proteínas , advindas das carnes vermelhas, peixes, laticínios e grãos, como a soja, por exemplo deve ser a regra.

Alimentos contendo vitaminas do complexo B e oligoelementos como o Zinco, Magnésio e Cálcio são muito importantes. Esses componentes podem ser encontrados na carne, fígado bovino e alguns vegetais.

O ferro é um mineral essencial para a produção dos fios . A melhor fonte de ferro são as carnes vermelhas, mas para quem é vegetariano, não radical, a gema de ovo é uma excelente opção, além dos vegetais como o espinafre, brócolis e o feijão preto. Não esqueça da vitamina D contida nos laticínios.

Higienizar os cabelos diariamente é a regra. Lavar a cabeça com água morna para fria é ótimo para a saúde da raiz e dos fios. Levar uma vida saudável, fazer exercícios, praticar meditação, conviver com a família e adaptar-se socialmente ao ‘novo normal ‘ será muito importante para o equilíbrio orgânico e mental. 

Seguindo estas regras básicas, com certeza, os cabelos estarão sempre bonitos e saudáveis!

 

Autor: Dr. Luciano Barsanti - Médico e Tricologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Diretor do Instituto do Cabelo em São Paulo

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato