O que é o Coronavírus?

Dr. Alfredo Salim Helito, Clínica Médica

Publicado em 05/02/2020 - Atualizado em 19/08/2022



O vírus que ataca o sistema respiratório, causando danos graves à saúde, é o Coronavírus, que atualmente vem assustando a população mundial. Os primeiros casos surgiram em Wuhan, na China, e até o momento já foram registradas mais de 6.000 pessoas contaminadas pelo mundo todo, gerando mais de 130 óbitos.

O coronavírus reúne agentes infecciosos que podem provocar sintomas de resfriado, ou até mesmo outros sintomas mais graves, tanto em seres humanos como em animais, como a síndrome respiratória aguda grave, e a síndrome respiratória do Oriente Médio.

 

Como é transmitido o Coronavírus?

De início, acreditava-se que a doença era transmitida somente de animais contaminados para humanos. Mas, após o aumento dos casos, pode-se dizer que o coronavírus também é transmitido por meio de gotículas, quando uma pessoa já está infectada e respira, tosse ou espirra perto de outra pessoa. Além disso, também pode se espalhar por superfícies que estejam contaminadas, tais como corrimão ou maçanetas ou outros objetos.

A infecção apresenta um período de incubação entre 1 e 14 dias, e já existem relatos de que ela também pode se espalhar antes mesmo que os sintomas comecem a aparecer.

 

Sintomas do Coronavírus

A infecção por Coronavírus apresenta diversos sintomas, entre os principais estão:

  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse contínua.

Em casos mais leves, podem causar sintomas semelhantes ao resfriado comum. Já em casos mais graves, pode ser que ocorra pneumonia, insuficiência renal, síndrome respiratória grave (Sars) e levar ao óbito.

 

Como prevenir?

Existem alguns cuidados básicos que as pessoas podem tomar para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus. Entre eles:

  • Evitar o contato próximo com pessoas que possuem infecções respiratórias agudas;
  • Utilizar lenço descartável para a higiene nasal;
  • Ao espirrar ou tossir, sempre cobrir o nariz e a boca;
  • Evitar tocar mucosas no nariz, olhos e boca;
  • Higienizar as mãos após espirrar ou tossir.

 

Existe tratamento?

O coronavírus pode ser diagnosticado através de exames de coleta dos materiais respiratórios do paciente. Em termos de tratamento, ainda não existe nenhum específico.

No caso desse novo coronavírus, é indicado o repouso e o consumo de bastante água. Além disso, podem ser tomadas algumas medidas para aliviar os sintomas, como o uso de medicamentos para febre e dor, por exemplo, antitérmicos e analgésicos.

Importante lembrar que é fundamental buscar ajuda médica imediata para confirmação do diagnóstico.

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato