Como Cuidar Dos Cabelos Quimicamente Tratados

Dr. Luciano Barsanti, Médico e Tricologista

Publicado em 14/11/2019 - Atualizado em 19/08/2022



Os números obtidos por uma das maiores indústrias de cosméticos do mundo mostram que no Brasil existem mais de 45 milhõs de mulheres com cabelos ondulados, cacheados ou crespos. Muitas dessas mulheres, não estão satisfeitas com seus cabelos naturais e procuram procedimentos químicos para o alisamento ou “relaxamento” capilar.

Mudar a estrutura original dos fios não leva a lesões do couro cabeludo ou do bulbo (raiz) capilar quando a técnica de alisamento obedece as regras do fabricante do produto utilizado, o profissional de beleza que realiza o procedimento é devidamente treinado e a composição química dos ativos alisantes tenha sido avalizada pela ANVISA.

Para quem decide alisar os cabelos, deixo alguns cuidados para que sejam obtidos os melhores resultados, minimizando os riscos:

- Nunca utilizar produtos contendo formol com concentração acima de 0,2% na fórmula.

- Antes de realizar o procedimento deve ser feito o “teste da mecha”, ou seja, aplicar o produto em uma mecha dos cabelos e verificar se os fios não se tornam elásticos ou quebradiços.

- Jamais alisar e tingir os cabelos simultaneamente, deve haver um intervalo mínimo de 21 dias entre os procedimentos.

- Hidratar os cabelos com frequência após realizar o procedimento.

- Sempre leia o rótulo do produto a ser aplicado e os dados de aprovação da ANVISA.

Para hidratar os fios utilize ativos naturais como os extratos de alecrim, rosas brancas, muru muru, manteiga de carité e óleos vegetais.

Para uma hidratação dos cabelos caseira e natural, basta bater no liquidificador a polpa e a água de um côco verde durante 1 minuto e aplicar na extensão dos fios, deixando agir por 4 minutos e enxaguar abundantemente. Realizar o procedimento 1 vez por semana.

Dr Luciano Barsanti.
Médico e Tricologista.
Diretor do Instituto do Cabelo em São Paulo.

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato