Como previnir os odores das atividades físicas?

Dra. Clarissa Rittes, Dermatologia

Publicado em 15/09/2019 - Atualizado em 04/08/2021



Estamos chegando naquela época quente do ano, que além de inspirar as atividades físicas, as torna mais exaustivas pelas altas temperaturas. É comum a queixa no consultório médico de odor causado pela transpiração, por isso na coluna dessa semana daremos dicas para ajudar a resolver o problema.


Embora muita gente acredite que suor tem cheiro... não tem! Ele é inodoro! O odor desagradável vem das bactérias que vivem na pele, que produzem o odor.

Dica 01: A primeira dica é consultar um dermatologista, pois na presença de suor excessivo em regiões como axilas, alguns procedimentos podem ser indicados, como a toxina botulínica e desodorantes antiperspirantes. Nos casos de bromidrose, além de diminuir a quantidade de suor, muitas vezes é necessário usar antibióticos tópicos para controlar as bactérias da região.

Dica 02: Manter as roupas limpas, arejadas e o uso de bactericidas na lavagem das roupas, em alguns casos, pode ser indicada.

Dica 03: Escolher tecidos apropriados como dry fit para a prática de atividades físicas vai muito bem, tecidos que retêm umidade ou tecidos pesados facilitam o processo para as bactéria produzirem o suor.

Dica 04: Além de hidratação antes, durante e após o exercício, é interessante tomar banho logo após a atividade física, não ficando muito tempo com a roupa úmida em contato com a pele. Usar sabonete em regiões de dobras e íntimas também é uma ótima dica para prevenir o odor.

 

Deixe um comentário

Comentários:

23/09/2019 - 01:01:51
Joao Barbosa disse:
Ótimo artigo! disse:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato