Gengiva Inflamada? Saiba o que fazer!

Dr. Mauro Teixeira, Odontologia

Publicado em 13/09/2019 - Atualizado em 04/08/2021



A gengiva inflamada é gengiva vermelha, lisa, inchada, dolorida  que costuma sangrar com facilidade quando tocada pelo fio dental e escova de dente.

Praticamente, na totalidade das vezes são as bactérias (mais de 650 diferentes espécies de bactérias) as responsáveis pela inflamação gengival que quando se agrupam formam a placa bacteriana.

A placa bacteriana é o acúmulo de milhões bactérias, que se apresentam como uma gelatina leitosa, que tende a se formar na superfície dos dentes junto a gengiva, entre os dentes e entre a gengiva e dentes. Ela “amadurece” com o passar dos dias, adquirindo maior capacidade em utilizar restos alimentares para crescer e produzir ácidos, toxinas e enzimas que causam a inflamação na gengiva, que se não tratada, pode evoluir como doença responsável pela maioria das perdas de estética, conforto (mau hálito), osso e de dentes, além de causar cáries.

O que fazer:

Escove muito bem a sua gengiva junto aos dentes com movimentos curtos e pressionando sobre cada dente a escova por 5 segundos e entre cada dois dentes também por 5 segundos. Para a realização de uma higiene bucal, bem feita, são necessários 7 minutos: 5 minutos para a escovação e aproximadamente 2 minutos para o uso do fio dental e raspagem da língua. Use o fio dental abraçando cada dente e deslizando o fio dental até o interior do espaço que há entre a gengiva e cada dente, para desorganizar a placa bacteriana aderida à superfície do dente.

Com o raspador raspe todo o dorso da língua, delicadamente, até a parte posterior da mesma, dez vezes.

O que evitar:

Evite a ingestão de carboidratos, principalmente o açúcar e não se alimente entre as refeições e nem durma sem higienizar seus dentes.

Importante:

Faça uma higiene bucal detalhada até 20 minutos após as refeições, principalmente se tiver consumido açúcar.

Após a higiene massageie a gengiva entre os dentes, caso esteja muito inchada, use dois dedos, um junto da língua ou do céu da boca e o outro por fora junto da bochecha, realizando por cinco vezes uma considerável pressão bidigital.

Higiene Bucal- Aposte na qualidade e não na frequência

Higienize seus dentes três vezes por dia, acreditando mais na sua competência que na frequência; limpe todas as superfícies dentárias, principalmente a gengiva junto aos dentes e entre os dentes.

A gengiva inflamada irá sangrar e ficar  sensível durante a escovação e ao passar o fio dental. Não desista! É muito importante a higiene para sua recuperação. A gengiva saudável não sangra e não se apresenta sensível quando escovada intensamente junto ao dente e nem com o uso do fio dental.   

Se persistir a inflamação gengival, mesmo você realizando diariamente uma boa higiene bucal, procure um dentista para uma avaliação e diagnóstico. Eventualmente um problema sistêmico ou local não infeccioso pode ser a causa de uma inflamação gengival.

Se necessário, o dentista o medicará e atuará para reversão da inflamação.

Seu dentista, seu aliado.

Informe seu dentista da presença de aspereza, porosidade, na superfície dos dentes ou restaurações, frestas, excesso ou falta de material restaurador, principalmente entre os dentes e junto à gengiva, pois estas alterações dificultam a higiene, favorecem a presença da placa bacteriana e inflamação gengival, periodontite, cárie, mau hálito e com o tempo perda dentária.

Compareça regularmente às consultas de prevenção para que o seu dentista possa remover o tártaro, polir seus dentes, realizar avaliações e aconselhamentos pertinentes à sua condição e necessidades.

Quem não conhece não reconhece. Quem tem informações toma as melhores decisões e as melhores condutas. Quem não muda sua conduta continua a colher os mesmos resultados! Cuide de sua saúde bucal!

Deixe um comentário

Comentários:

27/03/2021 - 03:46:24
Marcela Alessandra do Nascimento Guilherme disse:
Tenho um dente que está sempre inflamada a gengiva ao redor, estranho só ele. Uso periogart e não mudou nada kkk disse:
13/02/2021 - 13:29:47
José Dias de Sousa disse:
Eu estou fazendo implante na parte de baixo e mesmo sem dentes a gengiva tá inflamada. O que pode ser? Obrigado! disse:
04/02/2021 - 00:17:39
Ana Paula Félix Santos disse:
Gostei do que eu lê, estou desempregada não estou podendo pagar um bom tratamento que preciso. Estou sofrendo muito cheia de dores. disse:
31/10/2020 - 11:47:56
Grazieli disse:
Tenho problema com gengivas São muito inflamadas vermelhas disse:
24/09/2020 - 12:13:23
Jaqueilda Andrade disse:
Bom diaa alguns dias fiz uso do palito de dente.em um dente que caiu a restauração.dai furou no sentido da gengiva .criando assim um calo que enche de ar sempre que faço uso de algum alimento disse:
13/09/2020 - 22:54:05
Renata disse:
Ótimas dicas. Sempre tive problemas de sangramento disse:
22/08/2020 - 01:18:20
Alcicleide Diniz disse:
Minha gengiva fica muito inflamada , já fui na dentista ela passou perigard usei alguns dias como ela passou mais voltou a ficar inflamada , para melhorar na minha limpeza comecei usar listerine sem álcool já to usando faz quase 1 mês e continua inflamada e hoje to entre um dente e outro inflamado. Fico grata pela a resposta disse:
23/07/2020 - 12:27:53
Eudocia Menezes disse:
Bochecho com água morna e bicarbonato de sódio, é excelente disse:
06/06/2020 - 22:01:19
Walter disse:
Estou com 2 machucados atrás do dente da parte de cima oque eu faço Doi pra comer e beber disse:
01/04/2020 - 15:44:29
Eunice Cerqueira brambile disse:
Gengiva inchada e doendo muito sangrando dor de ouvido disse:
04/03/2020 - 20:00:12
Lilian c.B . Jorge disse:
Preciso de ajuda disse:
01/03/2020 - 23:28:30
Liliane disse:
to sentindo muita dor de.dente disse:
26/12/2019 - 15:12:23
Vanderlei José Ribeiro Rodrigues disse:
Listerine com álcool. Todo o dia. É muito eficiente. disse:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato