Por que acontece a retração da gengiva?

Dr. Sérgio Kignel, Odontologia

Publicado em 10/09/2019 - Atualizado em 19/08/2022



Todos querem um sorriso bonito, além dos dentes brancos e bem alinhados, a gengiva também é parte integrante da estética. 

Um dos fatores que incomodam muito (visualmente e desconforto com alimentos frios)  é a retração da gengiva que ocorre quando esta abaixa em relação ao dente deixando a raiz exposta.

Quais são as causas da retração gengival?

Vários são os fatores que podem causar este problema, mas o principal é a escovação que pode estar sendo realizada com muita força, com o uso de escovas com cerdas muito duras ou com técnica incorreta agredindo a gengiva. 

Outros fatores também podem estar relacionados, como a má higiene bucal, a genética, o bruxismo e o mal posicionamento dos dentes entre outros.

Como posso prevenir a retração gengival em meu sorriso??
Para a prevenção, a utilização de escovas com cerdas macias e técnica adequada é fundamental, mas não podemos esquecer da importância da consulta ao profissional que saberá avaliar os diversos fatores além de realizar a correta profilaxia.

Como tratar a retração gengival?
O seu tratamento é realizado em duas etapas , a primeira consiste na avaliação e resolução  da causa de modo a não agravar o problema.  Após isto, o profissional considerará a necessidade de cirurgia reparativa .

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato