Mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Dr. Adriano Almeida, Dermatologia e Tricologia

Publicado em 01/09/2019 - Atualizado em 03/08/2021



Homem com muito pelo no corpo tem mais chance de ser careca? 

 Nem todo homem com muito pelo no corpo tem mais chance de ficar careca, apenas os que tem alopecia androgenética, neste caso ela é gerada por ação do hormônio masculino, o mesmo responsável por desenvolver pêlos no corpo.

Caspa causa calvície?

 A caspa pode sim gerar queda de cabelos, porém transitória. Não é responsável pela calvície, ou seja, por pior que seja a caspa ela não originará a calvície.

Enxaguar o cabelo com limão dá brilho?

 O limão não deve estar em contato com os cabelos, couro cabeludo ou pele, pois podem promover queimaduras, o vinagre sim pode melhorar o brilho dos cabelos e pode ser usado para soltar as lêndeas dos cabelos.

Fazer uma máscara de cabelos com maionese dá brilho?

 A maionese é rica em gordura e isso procede, porém uma máscara com óleo de amêndoa e abacate é tão efetiva quanto e não deixa os fios com cheiro de gordura ou ovo. A frequência do uso das máscaras caseiras dependem se os cabelos são secos ou oleosos e vão desde semanal para os seco e quinzenal para os oleosos.

Cortar o cabelo a cada três meses é a garantia de bom crescimento dos fios?

 O cabelo não necessita ser cortado trimestralmente para crescer. Lembre-se que o cabelo não é planta. As pontas duplas surgem com as agressões externas causadas aos cabelos como as tinturas, alisamentos e etc.

Todo cabelo cresce de 1 a 1,5cm por mês?

 Um cabelo saudável tende a crescer de 1-1,5 cm por mês, porém um cabelo doente não. Caso o cabelo não cresça de forma adequada algo de errado pode sim está acontecendo.

Se você tem uma alimentação balanceada, com a ingestão de cinco frutas por dia, os fios crescem mais fortes e saudáveis?

 Sim.  Os alimentos ricos em vitaminas são indispensáveis para os cabelos Ferro (Fígado, carnes, gema de ovo, legumes, grãos integrais ou enriquecidos, vegetais verde-escuros, melaço escuro, camarão, ostras), Zinco (Leite, fígado, moluscos, arenque, farelo de trigo), Cobre (Fígado, moluscos, grãos integrais, cerejas, legumes, rins, aves, ostras, chocolates, castanhas, cereais, frutas secas, mariscos, tecidos animais), Vitamina B6(Levedo, germe de trigo, carne de porco (bem passada), vísceras, principalmente fígado, cereais integrais.

É verdade que alguns produtos ajudam a inibir o aparecimento de pontas duplas? Existe algum produto capaz de acabar com as pontas duplas?

 Verdade. Todas as formas de hidratação são capazes, com maior ou menor efetividade, de diminuírem as pontas duplas. Porém para acabar com elas definitivamente o corte muitas vezes é necessário.

Usar boné faz cair os cabelos?

 Mito. Piora a caspa, porém não gerra calvície genética.

 

Dr. Adriano Almeida é médico estudioso, professor de tricologia, e também pós-graduado em dermatologia. Está a frente da Clínica CIPE (Centro Integrado de Restauração Capilar e Envelhecimento Saudável), atuando ainda como diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, sendo também pesquisador da UNICAMP e coordenador da pós-graduação de tricologia do Instituto BWS. Além disso, ministra aulas e palestras em congressos e conferências pelo Brasil.

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato