Fontes de cálcio aos intolerantes à lactose

Harvard Men’s Health Watch, Endocrinologia

Publicado em 11/01/2018 - Atualizado em 19/08/2022



Nós geralmente associamos alimentos com alto teor de cálcio com produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte. Se você é intolerante à esses alimentos, você ainda pode ingerir sua dose diária de cálcio, aumentando o consumo de certos vegetais de folhas verdes e alimentos fortificados com cálcio.

A alimentação diária deve deve incluir uma média de 1.000 miligramas (mg) de cálcio, que é equivalente a três a quatro porções de alimentos com alto teor de cálcio. Alguns estudos sugerem que suplementos de cálcio podem aumentar o risco de cálculos renais ou doenças cardíacas, de modo que o alimento é a melhor abordagem. Os vegetais de folhas escuras são excelentes fontes de cálcio e também incluem muitas vitaminas essenciais. 

Felizmente, diversos alimentos agora são fortificados com cálcio. Como alguns cereais que contêm até 100% da ingestão diária recomendada de cálcio, suco de laranja fortificado que em um copo se ingere 300 mg de cálcio que é aproximadamente equivalente à quantidade em uma xícara de leite de vaca. O leite de amêndoa é geralmente fortificado com cálcio e também pode conter tanto quanto o leite de vaca, e o leite de soja contém cerca de 60 mg por xícara.

- por William Kormos, M.D.
Editor-chefe, Harvard Men's Health Watch

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato