Diferença entre Alergia e Intolerância Alimentar

Dra. Mônica Beyruti, Nutrição

Publicado em 12/12/2017 - Atualizado em 03/08/2021



Alergia Alimentar

A alergia alimentar é uma reação imunológica, que ocorre após a ingestão ou contacto com um determinado alimento. Na alergia, o organismo encara proteínas específicas de um alimento como inimigas e envia células de defesa para barrá-las. As manifestações clínicas são geralmente imediatas.

Intolerância Alimentar

O organismo não consegue digerir completamente algum grupo de alimentos, provavelmente devido a uma deficiência enzimática do sistema digestivo, ou outro mecanismo desconhecido. Como consequência, são produzidas substâncias que o organismo reconhece como estranhas causando uma reação de sensibilidade alimentar.

Após a suspensão do alimento proibido, observam-se melhoras evidentes.

Uma das principais intolerâncias alimentares conhecida,é a intolerância a lactose.A lactose é um açúcar presente no leite.Na intolerância à lactose existe uma deficiência ou diminuição da atividade da enzima lactase,que é a enzima responsável por “digerir” a lactase,ou seja, quebrar  este açúcar em galactose e glicose.Esta enzima encontra-se normalmente presente na membrana das células da mucosa da parede intestinal. 

Alimentos que podem ajudar neste caso:

                    

  • Leite sem lactose.
  • Caso não queira deixar de consumir laticínios, é possível ajudar o organismo a digerir a lactose com o uso da enzima lactase (consulte um profissional).
  • Bebidas vegetais (soja, arroz, coco,  aveia, amêndoa).

 Ao contrário da alergia, esse tipo de transtorno até permite consumir um pouco da substância não tolerada, desde que com orientação.

Deixe um comentário

Comentários:

25/04/2021 - 12:52:38
Eloisa cardoso disse:
Bom dia Meu bebe sente muitas dores na barriga Os gases incomodam muito causando choros e muito desconforto. Ele tem 4 meses, tem diarreia constante no cocô sai muco e as vezes rajadas de sangue .. Na minha alimentação até onde eu saiba, olhando em rótulos e tudo , eu não como nada que contenha leite... ainda assim ele continua com dores ... A pediatra falou pode ser APLV Mais acho muito parecido os sintomas de "APLV "para "INTOLERÂNCIA A LACTOSE ".. disse:
15/10/2019 - 23:45:40
Agnaldo disse:
Olá obrigado pela informação. Mas no meu caso eu sinto muito mal quando como coco ou qualquer alimentos feitos com coco você pode me ajudar com uma informação sobre isso. Obrigado e passar bem disse:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato