![]() | Tweet | ![]() | ![]() | ![]() |
Graças aos avanços da medicina, a longevidade da humanidade tem aumentado progressivamente. A expectativa de vida da população brasileira aumentou mais de 20 anos nas últimas décadas, e hoje, esta por volta de 74 anos, em média. Dizem que a pessoa que vai viver até os 150 anos já nasceu em algum lugar do mundo.
Como foi conseguido tal avanço? Isso se atribuiu ao controle de doenças infecto-contagiosas (vacinas e antibióticos), e controle de doenças cardiovasculares. De fato as doenças cardiovasculares aumentam com o envelhecimento, mas a boa notícia é que com o controle de fatores de risco tais como a pressão alta, colesterol elevado, diabetes, sedentarismo e orientação dietética adequada, conseguiu-se grande redução de infarto e acidentes vasculares cerebrais. A crescente obesidade vem na contra-mão da história e pode causar grandes problemas de saúde.
O câncer ainda desafia a medicina, pois o tratamento conseguiu aumentar a chance de cura e a longevidade, mas o número de casos novos ainda é crescente.
O mapeamento genético esta ganhando terreno como uma poderosa ferramenta que vai permitir mapear a tendência a doenças futuras, e quem sabe, também atuar na prevenção ou tratamento mais individualizado delas. O futuro está chegando, e rápido.
Por enquanto vamos ao que realmente funciona em todas a idades:
-Estilo de vida saudável (alimentação e atividade física regular),
-Exames periódicos para identificar fatores de risco e atuar sobre eles com orientação profissional
-Cuidar de forma inteligente do tempo (fazer coisas de que gosta e ter tempo para lazer).
-Ter um bom médico que acompanhe sua vida ajuda muito.
-Pílulas que prometem a cura de todos os males ainda não exisem.
Amar a vida sem dúvida é fundamental para ser eternamente jovem (de corpo e alma).