12 Dicas para manter a sade do seu corao

Dr. Otvio Celso Eluf Gebara, Cardiologia

Publicado em 15/09/2017 - Atualizado em 22/06/2024



1. Saiba seus números: qual seus níveis de colesterol, glicose, pressão arterial e circunferência da cintura. Saber é o primeiro passo para tomar medidas preventivas.

2. Conecte-se com outras pessoas: Estar muito sozinho não é bom para sua saúde mental e nem para a saúde do seu coração. Para pessoas que já tiveram problemas cardíacos o suporte social agiliza o processo de recuperação e reduz a depressão.

3. Esqueça a perfeição: Pessoas com personalidade tipo A, que é mais inclinada a perfeição tem mais problemas cardíacos. A hostilidade e raiva dobram o risco de um infarto e estão associadas a hipertensão e obesidade.

4. Não guarde mágoa: Perdoe rápido. Seu coração agradece.

5. Dê risadas: Queima colorias e alguns estudos mostram que é bom para as artérias.

6. Não beba muito álcool: Pequenas quantidades podem ser benéficas, mas essa pequena quantidade pode ser difícil de dosar. Então não comece a beber se o seu objetivo é proteger seu coração.

7. Reduza a cafeína: Estudos demonstram que café, chá ou refrigerantes (mesmo diet) podem aumentar hormônios de estresse que, por sua vez, aumentam a inflamação nas artérias.

8. Alimente-se de maneira certa: Dieta com pouca gordura e mais rica legumes, verduras e em carboidratos complexos vai tornar seu dia mais leve.

9. Procure ajuda se tiver depressão: A depressão aumenta o risco de infarto. E tem tratamento.

10. Durma bem: Horas suficientes de sono fazem diferença . Procure saber se você tem apnéia do sono (roncar muito é um bom indício).

11. Faça mais exercício: É quase como um remédio para tudo. Quantidades e intensidade moderada. Atividades como caminhar até o trabalho ou para fazer compras também é válido. Mexa-se!

12. Foco em relaxamento: Atividades como yoga, tai chi e alongamento ajudam a aliviar as tensões. É importante focar em seu próprio corpo deixando as outras coisas de lado.

Deixe um Comentário

Comentários: