Dilemas ticos na Medicina Moderna: Uma Anlise Biotica

Prof. Dr. Josimrio Silva , Odontologia

Publicado em 20/05/2024 - Atualizado em 22/06/2024



O QUE É A BIOÉTICA CLÍNICA? 

A Bioética é um conceito relativamente novo, pois surgiu na década de 70. Ela traz os problemas relativos aos conflitos da conduta humana diante da vida. Especificamente, a Bioética Clínica é mais recente ainda, principalmente  no Brasil, onde ela surge na década de 90 e começa a ganhar ênfase e tem como papel identificar, gerenciar e mediar os conflitos que surgem da prática clínica assistencial.  

QUANDO ACONTECE O CONGRESSO NACIONAL DE BIOÉTICA? 

O III Congresso Nacional de Bioética Clínica que acontece em julho, em Salvador,  terá como diretriz o tema: Considerações bioéticas da Futilidade Médica, que leva em consideração  a proteção do paciente em relação aos tratamentos disponíveis para serem usados. No I Congresso do Rio de Janeiro, realizado entre os dia 8 e 10 de maio, os primeiros assuntos levantados foram em relação às Questões bioéticas e jurídicas nas transfusões sanguíneas em pacientes testemunhas de Jeová, e os debates contaram com visões jurídicas e médicas para explicar a importância de ser respeitoso com esses pacientes e procurar alternativas que preservem sua saúde, sem desrespeitar seus princípios e valores.

O QUE A BIOÉTICA ABORDA? 

Unindo as áreas de saúde e direito, a bioética  clínica é debatida em todos os âmbitos da medicina.  A bioética ainda não possui tanta popularidade no Brasil, a Academia Brasileira de Bioética Clínica é uma das instituições que difunde debates, congressos, publica artigos,

pesquisas e divulga livros da área. O objetivo da academia é que não só profissionais da saúde, como também as leis e a sociedade passem por mudanças que valorizem a vida e a dignidade do paciente, para além das relações engessadas e convencionais entre médicos, pacientes e instituições de saúde.

OBJETIVOS E MISSÕES:

O objetivo é que a bioética clínica comece a ser inserida no processo de tomada de decisões. Por isso, é tão importante discutir sobre a prática da ética em relação à conduta entre o médico e o paciente, e criar formas para que os valores pessoais dos seres humanos envolvidos sejam preservados e respeitados, para que a prestação de serviço alcance a maior eficácia possível.


Prof. Dr. Josimário Silva - CRO PE 3573
Presidente da Academia Brasileira de Bioética Clínica
Mestre e Doutor em Cirurgia (PUCRS)

Deixe um Comentário

Comentários: