Fevereiro Laranja: Entenda o que a leucemia e quais so os principais sintomas

Dr. Marco Aurlio Salvino, Hematologia e Hemoterapia

Publicado em 08/02/2023 - Atualizado em 24/02/2024



O mês de fevereiro, conhecido como FEVEREIRO LARANJA, é dedicado às diversas ações voltadas para o alerta aos sinais e sintomas das leucemias.

Nosso sangue é fabricado pela medula óssea e nossa vida depende do bom funcionamento dela. Os glóbulos vermelhos (que transportam o oxigênio para todos os tecidos), o glóbulos brancos (que defendem nosso organismo contra as infecções) e as plaquetas (que fazem a cogulação do sangue) são todos produzidos pela medula óssea, que fica dentro de ossos chatos como a bacia.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a medula óssea. Ela pode se manifestar lentamente, chamada leucemia crônica ou de uma forma muito rápida e agressiva, chamada de leucemia aguda.

Na forma crônica, o paciente pode viver anos com a doença sem, ao menos saber, que a possui. Em geral, a leucemia crônica não é curável porém, pode ser controlada de tal forma que o paciente, na sua grande maioria, não venha a óbito por causa dela.

Na forma aguda, os sintomas aparecem abruptamente; em 30 dias o paciente pode sair de uma condição boa, estável e passar para um quadro de fraqueza, apresentar manchas hemorrágicas pelo corpo, febre, etc. Se não tratada, pode levar ao óbito em dias. Entretanto, com um bom tratamento baseado em quimioterapia, imunoterapia, inibidores orais da doença, transplante de medula óssea, terapia celular, é possível, em diversas situações, curá-la. 

O prognóstico melhorou muito e a maioria dos cânceres hematológicos podem ser tratados e curados, considerando “cura” ausência da doença, sem necessidade de tratamento por um período de tempo. Assim, não minimize os sintomas como infecção recorrente, anemia, palidez, perda de peso sem explicação aparente, manchas roxas pelo corpo e sangramentos. Estes podem ser alguns dos sinais de câncer no sangue, que pode ser de diferentes tipos, conforme a parte do organismo em que se origina. Um simples exame de sangue, quando há indícios de anemia inexplicável pode exigir uma pesquisa mais aprofundada e levar ao diagnóstico de uma leucemia.

Por isso, faça um hemograma anualmente e converse com seu médico!

Para mais informações sobre câncer e câncer no sangue, acesse:

  

Referências
https://www.gov.br/inca/pt

br/assuntos/cancer/tipos/leucemia#:~:text=A%20leucemia%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,substituem%20as%20c%C3%A9lulas%20sangu%C3%ADneas%20normais Acessado em 9/01/23

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa/por-neoplasia-taxas-ajustadas/leucemias Acessado em 9/01/23

https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/leucemia-deve-ter-mais-de-11-mil-casos-no-brasil-ate-2025 Acessado em 9/01/23

https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/cancer-no-sangue-a-ciencia-da-boas-noticias/ Acessado em 9/01/23

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/leucemia Acessado em 9/01/23

Deixe um Comentário

Comentários:

Relacionados