SARS-CoV-2 e a Placenta

Harvard Medical School , Clínica Médica

Publicado em 28/07/2021 - Atualizado em 20/04/2024



A gravidez aumenta a vulnerabilidade ao desenvolvimento de casos graves de COVID-19 após a infecção pelo SARS-CoV-2, mas pouco se sabe sobre a resposta imune anti-SARS-CoV-2 durante a gravidez ou como ela pode afetar o feto. Um estudo realizado por pesquisadores do HMS no Hospital Geral de Massachusetts fornece insights que poderiam informar o cuidado de mulheres infectadas e seus recém-nascidos.

O estudo incluiu 127 gestantes no terceiro trimestre que receberam atendimento em três hospitais de Boston entre abril e junho de 2020. Entre as 64 mulheres que testaram positivo para SARS-CoV-2, os pesquisadores detectaram vírus em seus sistemas respiratórios, mas não detectaram vírus no sangue materno ou cordão. Não havia sinais do vírus em placentas nem havia evidência de transmissão viral para recém-nascidos. Os pesquisadores suspeitam que a transmissão para o feto pode ser bloqueada porque o sangue da mãe não tinha o vírus e porque as principais moléculas usadas pelo SARS-CoV-2 para entrar nas células (receptor ACE2 e enzima TMPRSS2) muitas vezes não estão fisicamente localizadas juntas na placenta.

A maioria dos participantes que testaram positivo desenvolveram respostas de anticorpos contra proteínas SARS-CoV-2. No entanto, quando os pesquisadores procuraram a transferência de anticorpos anti-SARS-CoV-2 para o recém-nascido através da placenta, eles descobriram que era significativamente menor do que a transferência transplacental comparativa de anticorpos anti-influenza. A transferência transplacental de anticorpos para o feto é tipicamente mais alta no terceiro trimestre, mas os pesquisadores encontraram uma transferência significativamente reduzida de anticorpos SARS-CoV-2 em relação aos níveis tipicamente encontrados para a gripe.

A baixa transferência de anticorpos, dizem os pesquisadores, destaca a necessidade de considerar o momento ideal da administração de vacinas para melhor apoiar a imunidade materna e recém-nascida.

Fonte: Anticorpos SARS-CoV-2 parados por placenta | Revista Harvard Medicine

Deixe um Comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato