Cuidando do cabelo e couro cabeludo na quarentena

Dr. Adriano Almeida, Médico Tricologista

Publicado em 18/05/2020 - Atualizado em 01/06/2023



De quanto em quanto tempo devemos lavar os cabelos? 

Os cabelos devem ser lavados em dias alternados pelas mulheres e diariamente pelos homens.

Qual a quantidade correta de xampu e condicionador?

A quantidade correta para se usar xampu são 06 ml, cabelos curtos, e 09 ml, cabelos longos.  O condicionador deve ser usado apenas da altura da orelha para as pontas e não próximo ao couro cabeludo, sendo geralmente 06 ml o suficiente.

Protetores Térmicos e Máscaras Capilares

O protetor térmico deve ser aplicado nas pontas apenas. Os cabelos oleosos não devem recebê-lo. Apenas 1 ml é suficiente.

As máscaras capilares devem ser usadas esporadicamente a cada 07, 15 ou 30 dias dependendo do estado dos cabelos. Elas podem ser aplicadas e deixadas por 15 minutos e até usada com touca térmica permitindo maior penetração na haste capilar. Obrigatoriamente devem ser removidas.

Lembre-se que o excesso de condicionador, protetor térmico e máscara capilar podem deixar os fios por alguns minutos com mais brilho, porém promove retenção de sujidades que estão suspensas no ambiente deixando os cabelos opacos e com aspecto de sujo.

E qual escova é melhor para cada tipo de cabelos?

Quanto a função das escova e pentes, suas funções vão desde pentear, desembaraçar, modelar os cabelos como a auxiliar os profissionais do cabelo em suas atividades rotineiras, como corte, coloração, separação de mechas, relaxamento, escovação e outros.

Os pentes devem ter preferivelmente dentes largos e de material não condutor como osso ou madeira, para facilitar desembaraçar os cabelos e não promover a quebra deles.

Como pentear os cabelos:

Os cabelos devem ser penteados no sentido da raiz para as pontas, podendo ser abordados por etapas, quando longos, sendo desembaraçados por mexas. Experimente separar os fios com os dedos, da raiz até as pontas. Não force, tente apenas facilitar o trabalho da escova ou pente, desembaraçando bolos mais complexos.

Cabelos finos – Devem ser desembaraçados rapidamente todos os dias, com uma escova raquete.

Cabelos grossos - Escova em raquete grande, pois é resistente e oferece maior área de penteabilidade.

Cabelos volumosos - Escova de cerdas largas evitando está repetindo o ato de pentear por muitas vezes.

Cabelos compridos – Devem ser escovados com escova de madeira com cabo redondo e cerdas mistas com duas alturas e pontas arredondadas.

Cabelos cacheados - Escova de cerdas largas, para soltar as ondas, ajudar a domar os fios rebeldes e ajudam também distribuir a oleosidade natural da raiz às pontas.

Cabelos afro – Devem ser desembaraçados preferencialmente com pente e não com escovas para evitar quebra.

Cabelos secos - Escova de cerdas largas evitando está repetindo o ato de pentear por muitas vezes.

Cabelos oleosos – Escova com cerdas de nilon, pois podem ser lavadas após o uso evitando disseminação da oleossidade a cada escovação.

Nutricosméticos e Vitaminas

O uso de nutricosméticos, vitaminas especiais, são indicados na prevenção de queda de cabelos, como no eflúvio telógeno, que pode ser gerado pelo estresse, devido o confinamento promovido pela quarentena, assim como eflúvio gerado pela própria doença.

Autor: Dr. Adriano Almeida, médico, Presidente da Sociedade Brasileira do cabelo.

Deixe um comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato