![]() | Tweet | ![]() | ![]() | ![]() |
O que você sabe sobre o couro cabeludo?
A maioria das pessoas só lembra do couro cabeludo quando dá aquela coceirinha na cabeça ou percebe a tão desconfortável descamação por sobre as roupas escuras.
O couro cabeludo é uma estrutura anatômica formada por três camadas, a epiderme, derme e o tecido subcutâneo. Sua configuração é bastante complexa, pois abrange vasos sanguíneos (artéria e veias), gordura, terminações nervosas, glândulas sebáceas e sudoríparas, as quais produzem óleo e suor respectivamente e o chamado folículo capilar que compreende o bulbo piloso, a “fábrica dos cabelos”, conhecida como raiz capilar. É muito interessante saber que cada bulbo capilar é sustentado por um músculo, ou seja, à cada raiz corresponde um músculo muito fininho que se rompe sempre que há qualquer tipo de tração excessiva como escovações vigorosas, “rabos de cavalo”, tiaras ou alongamentos.
Sendo assim, é muito importante que quando for notada qualquer alteração no couro cabeludo, como manchas, pequenas feridas, descamação ou pruridos o médico tricologista (especializado em doenças do couro cabeludo e cabelos) deve ser consultado, pois tais sinais e sintomas podem corresponder a doenças importantes as quais devem ser diagnosticadas o mais rápido possível.
Os exames específicos são o SCANNER de superfície que amplia até trinta mil vezes a área de visão do couro cabeludo e o microscópio eletrônico para visualização de estruturas internas.
Dr. Luciano Barsanti, Médico e Tricologista, Diretor Médico do Instituto do Cabelo, membro titular do American Hair Loss Council - USA e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Titular da Sociedade Italiana de Tricologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia "SBTri" - CRM SP 38720
Veja 5 dicas para ter um couro cabeludo saúdável!