![]() | Tweet | ![]() | ![]() | ![]() |
A língua é um órgão muscular que faz parte do sistema digestório. Dotada de 3000 papilas gustativas, estruturas capazes de detectar os sabores amargo, salgado, doce e azedo, ainda identifica texturas e temperatura dos alimentos e tem papel fundamental na formação dos fonemas da fala.
Curiosidades
Dicas
Cuidados
A língua necessita de cuidados diários. Uma vez por dia, realizar a remoção da placa esbranquiçada presente na superfície da mucosa da língua. Essa massa é também chamada de saburra, formada por células que descamam na cavidade oral, bactérias e restos alimentares. A higiene da língua pode ser realizada com o auxílio de raspadores específicos, evitando o comprometimento da saúde e do hálito.
Uma língua saudável tem aspecto rosado, viçoso, brilhante e com bom tônus.
Várias alterações do organismo podem ser identificadas precocemente após o exame cuidadoso da língua de um paciente. O que pode ser um importante auxiliar no diagnóstico de doenças sistêmicas, Por exemplo, uma língua amarelada pode ser sinal de icterícia, língua branca pode ser sinal de infecção por fungos, entre outras alterações.
Observar se há presença de algum machucado, afta, alteração de coloração, textura ou nódulo.
Sempre que houver alguma “afta” presente, esta deve ser observada e deve desaparecer em 10 dias. Caso contrário é importante procurar o cirurgião dentista.
Por outro lado, podem ocorrer alterações que sinalizam uma patologia neste órgão. A língua geográfica é uma característica genética e que não se trata de uma doença.
Fatores que prejudicam a integridade da língua:
Por isso cuide bem da sua língua e olho nela!