Micose no verão: Cuidados para evita-lo

Dr. Murilo Drummond, Dermatologista

Publicado em 06/01/2018 - Atualizado em 25/04/2024



O verão é a estação do ano preferida de muitos brasileiros. O clima favorável atrai inúmeras pessoas às praias, piscinas e cachoeiras. Mas, o clima quente e chuvoso também é propício para o desenvolvimento de fungos, uma vez que eles proliferam facilmente em altas temperaturas e na umidade. Em consequência dessas características, temos o risco de maior incidência de micoses e esse tipo de infecção pode atingir a pele, unhas e cabelos.

Os principais fungos causadores são os dermatófitos, a cândida e a chamada pitiríase versicolor (mais conhecido no senso comum como pano branco). Entre os sintomas, temos as que aparecem no corpo em forma de moedas e altas. Nos cabelos, elas podem causar alopecia (peladas definitivas no couro cabeludo, causadas pela queda de pelos). Nos pés, apresentam frieiras que podem se complicar com infecções bacterianas graves, como a erisipela. Nas unhas e na virilha, elas causam irritação e secreção, com grandes áreas irregulares que separam a pele boa da micose. A maioria proporciona muita coceira. Hoje em dia, o “pano branco”, como é vulgarmente chamado, causa manchas de várias cores no tronco e que realçam no sol, sendo muito resistente ao tratamento.

 

Os cuidados dependem do exame dermatológico, uma vez que alguns fungos são mais agressivos e não respondem somente aos cremes ou loções antimicóticas, sendo necessário associar tratamento via oral. Adiar a terapia pode disseminar a doença e colocar em risco as pessoas próximas. Portanto, ao primeiro sinal, o especialista deve ser consultado, lembrando que tratamentos caseiros são ineficazes.

Atenção com a higiene é essencial para prevenção

Pequenos cuidados podem servir de precaução:

-Utilização de toalhas de praia individuais e chinelos a fim de evitar contato direto com a areia.

-Pode-se evitar o aluguel de cadeiras de praia e o contato com animais domésticos desconhecidos.

-Após qualquer exposição de risco, é bom caprichar no banho com a utilização de sabonetes antissépticos. 

-Em relação ao vestuário, é bom dar preferência a roupas íntimas de puro algodão, pois absorvem melhor o suor.

-Também recomenda-se evitar a permanência de roupas úmidas e molhadas por muito tempo. 

Autor: Dr. Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe um Comentário

Comentários:

COPYRIGHT

© BrazilHealth

LINKS IMPORTANTES

Home

Heads

Vídeos e Artigos

Médicos e Outros Profissionais

Parceiros

Contato