logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Substituição da Válvula Mitral e Aórtica
Substituição da Válvula Mitral e Aórtica

Dr. Jose Armando Mangione, Cardiologia
Publicado em 19/09/2017 - Atualizado em 21/08/2018



A válvula mitral é a estrutura do coração responsável pela passagem de sangue do átrio para o ventrículo esquerdo.

No adulto pode ocorrer estreitamento (estenose) dificultando a passagem de sangue ou insuficiência causando retorno do sangue do ventrículo para o átrio esquerdo.

O tratamento cirúrgico quando necessário pode ser realizado através de preservação da válvula, em casos onde existe um menor comprometimento do aparelho valvar, fazendo-se somente o reparo chamado de plastia.

Tipos de Próteses

Nos casos mais avançados que exigem troca valvar existem 2 opções de próteses: a biológica e a mecânica.

A prótese biológica é constituída de pericárdio porcino ou bovino e a prótese mecânica é feita de material sintético.

                 

Estas duas técnicas necessitam o auxílio de um aparelho de circulação extra-corpórea que oxigena o sangue durante o ato cirúrgico.

Vantagens e Desvantagens

Existem vantagens e desvantagens destes dois tipos de prótese. A biológica não necessita tomar um remédio chamado de anticoagulante e é silenciosa. Sua desvantagem é a sua durabilidade, pois se desgasta ao longo do tempo e necessita ser trocada. A mecânica por sua vez, necessita a medicação anticoagulante, tem certo ruído parecido com um relógio, por outro lado, possui uma durabilidade longa, normalmente não necessita ser trocada.

Outras técnicas

Existem técnicas menos invasivas transcateter que podem ser utilizadas em casos selecionados de estenose e de insuficiência:

- A valvuloplastia com cateter balão: indicada para o tratamento da estenose mitral é realizada com anestesia local e por punção de uma veia da região da virilha. Nestes casos o balão é insuflado no anel da válvula mitral aumentado a abertura dos seus folhetos.

- O MitraClip: dispositivo mais recentemente disponível, aproxima os 2 folhetos da válvula em casos de insuficiência necessita o Ecocardiograma Transesofágico para guiar o procedimento e anestesia geral.

Estas 2 técnicas são realizadas no laboratório de hemodinâmica (cateterismo cardíaco) e não necessitam de circulação extracorpórea e diminuem o tempo de internação hospitalar.

Para o tratamento da válvula aórtica que é a responsável pela passagem do sangue do ventrículo esquerdo para a aorta, na maioria das situações o procedimento cirúrgico efetuado é a troca valvar e as 2 próteses referidas acima podem ser utilizadas.

Existe atualmente, uma prótese mais moderna de implante rápido que diminui o tempo cirúrgico e consequentemente de circulação extracorpórea.

Está disponível também o implante transcateter valvar aórtico, conhecido como TAVI, indicado nos casos de estenose aórtica calcificada do paciente idoso, que apresentem risco cirúrgico moderado, elevado ou proibitivo.

O procedimento é realizado no laboratório de hemodinâmica e pode ser feito somente com sedação e não necessita de circulação extracorpórea.

A via de acesso, habitual é por punção da artéria femoral e as válvulas são montadas em uma estrutura metálica de cromo-cobalto ou nitinol. A primeira é expansível por balão e a segunda possui um mecanismo auto expansível.  Os resultados publicados na literatura têm sido muito favoráveis e sua utilização encontra-se em rápida expansão, estimando-se que neste ano mais de 100.000 procedimentos serão feitos em todo mundo utilizando esta nova tecnologia.

 

Deixe um comentário
Foto
Comentários
  1. Minha mãe e cardiaca e operada a 23 anos trocou a valvula mitral e a orta e agora deu problema a dificuldade e encontra vaga em hospital para refaser a cirurgia .

  2. em 2015 fui submetido á cirurgia valvar mitral aortica,devido á calcificaçao e foi iplantada a biologica,sou dispensado de qualquer mdicamento,e me sinto bem.porém faço suplentaçao por conta própia(omega3,oleo de coco,magnesio e outros).eu pergunto:posso usar suplemento que contem calcio.por exemplo-calmagdk2

BrazilHealth
Mais Lidos
Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...


Relacionados
Tireoide: tratar ou não tratar? - Dr. Maurício Hirata
Entenda quais são as doenças da tireoide, como diagnosticá-las e tratá-las.

Preocupações com a saúde sexual - Editorial
Os problemas sexuais são muito comuns, mas muitas vezes somos influenciados por uma imagem exagerada...

Abusou no Reveillon? Veja como curar a ressaca! - Redação
A festa foi animada, amigos reunidos e bebidas para brindar a chegada do ano novo? Mas se você acord...

10 dicas para prevenir a Osteoporose - Dr. Fernando Neubarth
Hoje se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Osteoporose. Convidamos o renomado reumatologista Dr...

BrazilHealth