logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  10 Dicas para que pensa em fazer um IronMan
10 Dicas para que pensa em fazer um IronMan

Dr. Gustavo Magliocca, Medicina do Esporte
Publicado em 23/02/2018 - Atualizado em 10/12/2018



Quando pensamos em pessoas que se submetem a uma prova de IronMan (Nadar 3.800m , Pedalar 180km e Correr 42,195 km) imaginamos indivíduos ultrapassando o limite fisiológico e colocando sua saúde em risco em prol de um desafio pessoal.

   

A verdade é que toda e qualquer desafio esportivo esta diretamente relacionado à capacidade condicional de determinado indivíduo e, uma prova como o IronMan, necessita obrigatoriamente que alguns critérios sejam obtidos antes de colocar o corpo ao risco.

Abaixo listamos 10 dicas para pessoas que pensam em fazer um IronMan:

1) Esteja com seus exames médicos em dia - O acompanhamento médico associado a realização de exames de imagem e funcionais se tornam obrigatórios ao indivíduo que quer fazer um IM.

2) Contrate um Treinador Capacitado - um profissional de Educação com larga experiência na modalidade triatlon, com histórico pessoal de inúmeros atletas que fizeram tal prova e, principalmente, capaz de individualizar a atenção que será data ao seu treinamento faz enorme diferencial no processo

3) Construa Gradativamente as Distâncias do Triathlon até chegar no IM - ao longo do ciclo de treinamento vá fazendo provas cuja distancia vá progredindo até chegar no IM. Evite debutar na maior distância, construa uma experiência mínima e extremamente necessária.

4) Tenha um acompanhamento nutricional - a demanda elevada de treinos exige um controle íntimo do Balanço Energético. Inúmeros problemas em triatletas, principalmente do sexo feminino, advém de um controle deficitário do balanço energético

5) O Triathlon exige bons hábitos pessoais - boas horas de sono, um adequado controle alimentar, evitar ao máximo a ingesta de bebidas alcoólicas, uma busca por menores estresses são essenciais para equilibrar a elevada demanda do treinamento.

6) Procure um Fisioterapeuta - uma rotina preventiva, com foco no entendimento mecânico das modalidades e suporte às estruturas músculo-esqueléticas são essenciais ao sucesso de um ciclo regular de treinamento

7) Envolva sua Família no desafio - a fim de evitar conflitos e, principalmente, gerar motivação para a dura rotina de treinos, envolver a família no processo se faz essencial.

8) Tenha uma agenda de treinos bem disciplinada - a evolução do condicionamento depende de uma rotina regular de treinamento. Um bom programa só se faz eficiente se executado de forma plena, por isso organize seus ciclos.

9) Paciência - o tempo não pode ser um vilão! Indivíduos que querem realizar um IM devem entender a importância de estarem prontos, ou seja, somente se submeter a uma prova destas quando seu nível condicional for condizente. Claro que o tempo de treinamento é relativo a idade, ao nível condicional prévio e ao estado de saúde do atleta, mas um período menor que 20 meses de treinamento elevam em muito o risco à saúde do atleta.

10) Faça por prazer o IM - muitas pessoas encaram uma prova como esta motivados pela competição ou pelo desafio proposto por terceiros. Respeitar a prova e, principalmente, o processo até a prova é fundamental para evitar maiores riscos. Desta forma, faça por você o desafio e não, pelos outros.

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...

Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...


Relacionados
Alimentos e Insônia - Tenha um bom sono! - Dra. Mirtes Stancanelli
A insônia atinge hoje quase a metade da população mundial. E a alimentação é uma poderosa ferramenta...

Ataque Cardíaco ou Parada Cardíaca: O QUE FAZER? - Dra. Denise Hachul
Reconhecer os sintomas e seguir para um hospital imediatamente pode ser a diferença entre a sobreviv...

Hiperidrose: Saiba o que é e como tratar! - Prof. Dr. Nelson Wolosker
A hiperidrose é uma doença muitas vezes não diagnosticada que afeta milhares de pessoas no mundo.

Forever Young - Dr. Otávio Celso Eluf Gebara
Quem não quer envelhecer com saúde? Ou talvez, ser eternamente jovem? Duas idéias tentadoras. Mas se...

BrazilHealth