logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Tênis: Como prevenir lesões e melhorar seu jogo
Tênis: Como prevenir lesões e melhorar seu jogo

Prof. Eduardo Faria, Educação Física
Publicado em 20/02/2018 - Atualizado em 21/06/2018



O tênis é um esporte fascinante, um jogo desafiador e entre os benefícios para saúde destaca-se o desenvolvimento do senso de direção, da coordenação motora, do equilíbrio, da força muscular e da capacidade cardiorrespiratória do jogador.

Apesar de todos benefícios, é fácil se machucar jogando tênis - bem menos que nas peladas de futebol nos fins de semana, mas ainda assim, é bem mais comum do que se imagina. As pessoas precisam adquirir uma cultura esportiva de se cuidar para compensar os desgastes causados pela prática do jogo de tênis, e não entrar na quadra, jogar e ir embora. Precisam criar o hábito de fazer uma prática paralela extra quadra, consistente, dosada, contínua, para se manterem longe do fantasma das lesões.

Há lesões bem conhecidas dos iniciantes como a epicondilite, popularmente conhecida como covelo de tenista. É uma lesão de sobrecarga e resulta da solicitação excessiva dos músculos que estendem o punho ou dobram-o para trás. Essa região é a que mais recebe impacto quando a bola entra em contato com a raquete. O fortalecimento adequado desse e de outros músculos ao redor do punho associado a boa aprendizagem na técnica de execução dos movimentos, afastará de vez esse desconforto. As regiões do ombro, lombar, joelhos, coxas, tornozelos e os pés, são muito suscetíveis a lesões por excesso de repetições exigidas na prática do tênis e requerem a aplicação de exercícios dirigidos de prevenção extra quadra.

 Siga algumas ações para ajudar a prevenir lesões e melhorar o seu jogo:

-  Faça aquecimentos antes dos treinos e jogos, dez minutos antes da quadra pode ser decisivo para não se machucar. Corra levemente 3 voltas para cada lado da quadra, utilize elásticos e alongamentos dinâmicos. Inicie o bate bola inicial aumentando a intensidade devagar, progressivamente.

            

- Realize um trabalho de recuperação pós treinos e jogos, assim que terminar a atividade. Corra 3 voltas lentamente para cada lado da quadra e faça alongamentos para toda a musculatura trabalhada.

- Condicionar o corpo com exercícios de fortalecimento, alongamento manter o  equilíbrio muscular é a chave para você jogar um tênis prazeroso, sem dores.

Outros aspectos que contribuem para o surgimento de lesões em tenistas amadores é o treinamento técnico inadequado. Aprender a realizar o gesto esportivo corretamente, com boa técnica de execução minimiza e muito a probabilidade de se lesionar, e para isso é importante um professor capacitado  que ensine como bater corretamente na bola, que oriente qual a melhor raquete para o seu nível de jogo, qual a melhor tensão de encordoamento da raquete, qual o melhor calçado, etc.

- No trabalho extra-quadra procure um educador físico preparado, que possa montar um programa de condicionamento físico dirigido às suas necessidades.

- Durma de 7 a 9 horas diárias. Hidrate o corpo corretamente, procure um nutricionista para adequar a sua dieta e orienta-lo sobre o que ingerir antes, durante e depois dos esforços. Isso não é só privilégio dos profissionais, essa conduta é necessária e está ao alcance de todos os esportistas, amadores e competitivos.

- Respeite o seu corpo, evite os excessos. O tenista amador quando é pego pelo ¨vírus do tênis¨, tem uma tendência ao fanatismo, ao exagero e começa a se machucar com frequência por exigir demais do corpo. É preciso aprender a dosar a atividade, procure ouvir seu corpo e saiba que a pausa ou o descanso faz parte do treinamento. O organismo precisa de um tempo adequado para reequilibrar o metabolismo e a toda a estrutura musculo-articular após o esforço. Se você volta à quadra antes que esse processo de recuperação esteja completo, ou quase completo, as chances de se lesionar aumenta, pois o organismo não estará completamente recuperado.

- Desenvolva um bom condicionamento cardiovascular, isso melhorara o funcionamento do coração e a oxigenação dos tecidos, resultando numa melhora da resistência geral e a recuperação pós esforço se tornará mais eficiente.

- Jogue tênis em dias alternados. Fique um a dois dias na semana sem fazer nada. Recupere o corpo, faça (se possível) uma massagem regenerativa, como shiatsu, esportiva, relaxante (a cada 15 dias) e aproveite para realiza-la no dia do seu descanso semanal.

A melhor maneira de prevenir lesões é se manter em forma, ou seja, se preparar para jogar o seu tão desejado Tênis!!! Bons treinos!

PROF. EDUARDO FARIA - (11) 99192-2411

FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PÓS GRADUADO EM TREINAMENTO ESPORTIVO

TRABALHA COM PREPARAÇÃO FÍSICA PARA TENISTAS, ESPORTISTAS E PESSOAS QUE QUEREM ENTRAR EM FORMA

PREPARADOR FÍSICO DA EQUIPE BRASILEIRA DE TÊNIS NA COPA DAVIS

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Marcapasso Cardíaco - Dra. Denise Hachul
Os marcapassos ajudam as pessoas que possuem ritmo cardíaco lento ou irregular a levarem vidas norma...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...


Relacionados
Tecnologia na Prática de Atividade Física - Dr. Claudio Pavanelli
A evolução tecnológica no auxílio da prática de atividade física. Você utiliza a tecnologia a favor ...

Cirurgia Minimamente Invasiva - Dr. Anuar Ibrahim Mitre
Atualmente a cirurgia laparoscópica é exigida em todos os programas de formação de cirurgiões.

Mastectomia, cirurgia preventiva. Quando fazer? - Antônio Luiz Frasson
Você sabe quais são os tipos de mastectomia? Quando ela é indicada? Quando é indicada a remoção das ...

Cuidados que ajudam na preservação da fertilidade - Dra. Melissa Cavagnoli
A higiene corporal, Inclusive a íntima, é fundamental para evitar problemas de saúde. No verão as al...

BrazilHealth