logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  19 de Fevereiro - Dia do Esportista
19 de Fevereiro - Dia do Esportista

Redação, Bem Estar
Publicado em 19/02/2018 - Atualizado em 21/06/2018



Dia do Esportista é comemorado anualmente em 19 de fevereiro. 

A data tem o objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio de desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.

O exercício físico atrelado com uma dieta saudável é recomendado por todos os especialistas para manter uma boa qualidade de vida.

Aprender a trabalhar em equipe, concentração, paciência, cooperativismo e fortalecimento muscular são algumas das várias vantagens que a prática do esporte garante para o ser humano, seja física ou mentalmente.

Quais os benefícios da prática esportiva?

Quando o interesse pela prática esportiva aparece, muitas vezes é com a intenção de emagrecer, enrijecer e tornear os músculos e, em raros casos, melhorar a flexibilidade. Entretanto, o esporte pode contribuir positivamente em outros aspectos, como melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo aprimorar a memória, sem contar que é capaz de prevenir contra algumas doenças como hipertensão, osteoporose e diabetes.

1 – Faz bem para o corpo e mente

Esportes coletivos, particularmente, facilitam o convívio social, uma vez que a prática depende da interação entre os integrantes. Até mesmo as atividades consideradas individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo que podem ser praticadas em companhia de outras pessoas.

2 – Aumenta a oxigenação do cérebro

Durante a execução do exercício físico, o organismo produz uma quantidade ainda maior de oxigênio para o cérebro. Isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.

3 – Estimula as atividades cognitivas

Quando se faz uma atividade esportiva, isso mobiliza uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre tantas outras.

4 – Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”

É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL (“colesterol bom”) e diminui o LDL (“colesterol ruim”).

5 – Fortalece os ossos

A prática regular de atividades físicas auxilia na construção da massa óssea e no fortalecimento/manutenção da mesma.

6 – Melhora o sono

A atividade física também proporciona uma boa noite de sono, motivada pela endorfina (neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar) liberada durante os exercícios. No entanto, é importante evitar a prática minutos antes de ir para a cama.

7 – Fortifica os músculos

Os músculos são mobilizados no momento da prática esportiva, sendo um dos principais responsáveis pela movimentação do corpo. Um músculo forte e saudável garante uma melhor movimentação e menos cansaço.

8 – Aumenta a capacidade cardio-respiratória

Você terá muito mais fôlego, uma capacidade pulmonar/respiratória maior. Além disso, o coração será capaz de bombear mais e melhor o sangue.

O que acontece se você não faz práticas esportivas?

Os benefícios da prática esportiva atingem pessoas de todas as idades e gêneros. Seja qual for sua faixa etária ou seu gênero, você pode colher as benesses proporcionadas pela realização de esportes.

Sempre buscando respeitar os limites e condições do seu corpo, é de suma relevância que você se dedique a fazer algum esporte. Isso porque se você não fizer nenhuma modalidade de prática esportiva, podem ocorrer alguns efeitos negativos no corpo.

1 – Capacidade cardio-respiratória prejudicada

Pode reparar: quando você não faz um esporte ou qualquer outra atividade com regularidade, você se cansa mais fácil, fica sem folego com a menor atividade, sente o coração mais acelerado com o mínimo de esforço.

2 – Diminui a funcionalidade do organismo

O corpo começa a perder um pouco de suas funcionalidades e passa a efetuar suas ações do melhor modo e começa a ter algumas falhas.

3 – Diminuição da mobilidade e força muscular

Se você não se exercita, vai perdendo aos poucos a amplitude dos seus movimentos e seus músculos vão ficando mais fracos.

4 – Aumenta o risco de diabetes

Com a ausência de prática esportiva não há o consumo de açúcar pelo organismo, que começa a se acumular, podendo causar diabetes.

5 – Pode causar hipertensão

Com uma capacidade cardíaca diminuída pela carência de atividades físicas, o coração tem que fazer um esforço ainda maior para bombear o sangue, o que ocasiona um aumento na pressão sanguínea.

Desfrutando dos benefícios da prática esportiva

Os benefícios da prática esportiva podem e devem ser desfrutados por absolutamente todos, observando-se, é claro, as condições físicas/de saúde e limites de cada um. Quanto mais cedo se iniciar um esporte, de modo melhor e mais rápido iremos possuir condições melhores de saúde.

Se você é sedentário, comece com uma atividade mais leve e vá elevando a intensidade aos poucos, sempre lembrando de se hidratar e alongar antes e depois das atividades e se nutrir de modo adequado.

Tudo bem se você foi sedentário até então. Comece o quanto antes uma atividade física e a pratique ao menos 3 vezes na semana. A regularidade dessas atividades vão gerar benefícios que vão ser apreciados durante toda a vida.

Mas antes, consulte seu médico!

Deixe um comentário
Foto
Comentários
  1. zKuc4f https://www.genericpharmacydrug.com

BrazilHealth
Mais Lidos
Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Marcapasso Cardíaco - Dra. Denise Hachul
Os marcapassos ajudam as pessoas que possuem ritmo cardíaco lento ou irregular a levarem vidas norma...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...


Relacionados
As 4 doenças Cardiovasculares que mais matam - Augusto Braga
No mês que se comemora do Dia Mundial do Coração, a BrazilHealth e Estadão trarão uma série especial...

10 dicas para evitar danos à sua audição! - Dr. Ricardo Ferreira Bento
Apresentamos 10 dicas úteis para evitar dano à audição e identificar precocemente os riscos da perda...

Mau hálito: Você sabe como resolver esse problema? - Dr. Mauro Teixeira
A halitose é um problema que pode causar grande constrangimento nos relacionamentos sociais. Saiba c...

Doenças do estilo de vida, sono e ar condicionado - Dr. Filippo Pedrinola
Substâncias químicas nos alimentos e dormir mal contribuem para sobrepeso

BrazilHealth