logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Exagerou no Carnaval? Detox: Dicas e Receitas
Exagerou no Carnaval? Detox: Dicas e Receitas

Redação, Bem-Estar
Publicado em 13/02/2018 - Atualizado em 18/07/2018



O Carnaval chegou ao fim e muitos foliões começam a sentir o peso da festa. Em resposta aos exageros do feriado, nosso organismo pode apresentar sintomas como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição. Para que as coisas voltem a se equilibrar, a melhor indicação é uma limpeza do corpo, um “Detox”, para "desintoxicar" o organismo. 

Quando se faz uma limpeza natural do organismo, toxinas e resíduos são eliminados, proporcionando uma sensação de bem-estar! Há vários métodos naturais de se desintoxicar e purificar o corpo. Veja nossas dicas para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.

1. Beba bastante água. O que você perdeu de água durante o carnaval não foi pouco. O suor durante a folia, principalmente se você optou por brincar na rua, fez com que a reserva líquida do seu corpo reduzisse em grande quantidade. Agora, se você quiser repor suas energias, deve hidratar-se. Beba água e sucos de várias frutas. Além de hidratação, você vai garantir reposição de nutrientes.

2. Coma folhas verdes. Verduras, legumes, frutas, feijão, arroz, carnes magras, cereais integrais entre outros, devem voltar com força ao seu cardápio diário. Coma bem para repor todos os nutrientes e fibras perdidos durante os dias de muita curtição no carnaval. Aproveite esse momento para começar seu “projeto fitness” do ano. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.

3. Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.

4. Tome chá. Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldo, picão e erva-cidreira, dentre outros.

5. Não exagere no café. O café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.

6. Evite carnes vermelhas e gorduras. Nesse período após o Carnaval, evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferencia às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepara-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e em conserva.

7. Coma grãos. Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc.

8. Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.

9. Evite beber. Se você é adepto das bebidas alcoólicas, já deve tê-las consumido durante o carnaval. Agora, é momento de evitar a bebedeira e deixar o fígado e os rins se recuperarem da “filtragem” das impurezas dos drinques.

10. Dê um descanso ao seu corpo.  O sono, apesar de não diretamente relacionado à depuração do organismo, é essencial para que as funções do corpo se mantenham em estado normal e para uma vida saudável. O nervosismo e as dificuldades a que o corpo é submetido no dia a dia demandam várias horas de sono para que ele possa se recuperar.

  • Dormir de sete a oito horas por dia, como recomendado pelos médicos, ajuda o corpo a se preparar para o dia seguinte. Você terá mais energia para se exercitar e implementar outras mudanças saudáveis no seu estilo de vida.

  • O sono também é essencial para o sistema imunológico — sem o qual o organismo não pode se proteger de vírus, bactérias e toxinas aos quais ele é exposto constantemente.

  • Quanto mais você se priva do sono, mais fica sujeito a doenças cardíacas e renais, aumento da pressão arterial, diabetes e obesidade.

MAIS ALGUMAS DICAS

Inclua os superalimentos (ou superfoods) na sua dieta. 

Embora se recomende a restrição de alimentos processados durante o período de limpeza, você deve consumir a maior quantidade possível de superalimentos: comidas que rendem benefícios extraordinários à saúde, entre eles a depuração do organismo. Quatro dos superalimentos mais potentes estão listados abaixo, mas também existem outros — mirtilo, maçã, agrião, aipo, couve-de-bruxelas, cenoura, mamão papaia e arroz selvagem.

  • Alho. É benéfico de várias maneiras — a mais importante das quais talvez seja sua capacidade de estimular a produção de enzimas que ajudam o fígado a eliminar toxinas. Também contém duas substâncias, alicina e selênio, que, segundo estudos, podem purificar o fígado.

  • Beterraba. A beterraba é outro superalimento benéfico de várias maneiras. Graças à betalaina, o pigmento que confere à beterraba sua cor vibrante, ela tem propriedades desintoxicantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. Visto que parte desses benefícios se perde quando a planta é cozida, é importante consumi-la crua sempre que possível.

  • Couve-de-folhas. A couve é uma hortaliça extraordinariamente saudável, muito conhecida por seu efeito depurativo. Assim como o repolho, é discretamente alcalina, ou seja, neutraliza açúcares e outras toxinas antes que sejam processadas pelo organismo, restaurando, assim, o estado alcalino natural do corpo humano.

  • Limão. O limão (e frutas cítricas como a lima e a toranja) é reconhecido como um dos mais potentes depurativos naturais. Não é de se espantar que essa fruta seja um ingrediente tão contumaz em receitas de depurativos e lavagens. O ácido cítrico do limão pode dissolver as toxinas do corpo, permitindo que elas saiam na urina. Logo que acordar, esprema num copo o suco de um limão e beba-o. Outra solução é chupar uma toranja no café da manhã.

Tome chá de ervas

Além de ser uma fonte de hidratação, o chá permite a quem o bebe desfrutar de todas as qualidades positivas que a Mãe Natureza concedeu a ervas e raízes. Entre os melhores chás que você pode beber, estão:

  • Chá de dente-de-leão. A bebida purifica o corpo na medida em que estimula a bexiga, os rins e o fígado, diminuindo a retenção de líquidos e ajudando o corpo a eliminar impurezas rapidamente. Acredita-se também que ela é capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e fortalecer o sistema imunológico. O chá de dente-de-leão pode ser comprado em mercados de produtos orgânicos — ou você pode ferver a planta fresca e recém-colhida em água.

  • Chá de alcaçuz. Além de beneficiar a saúde como um todo, o alcaçuz atua especificamente na depuração do organismo, uma vez que potencializa as funções hepáticas e é, ao mesmo tempo, levemente laxante. Em outros termos, elimina toxinas e limpa os intestinos. O chá de alcaçuz pode ser encontrado em lojas de produtos orgânicos, ou você pode ferver 45 g da raiz de alcaçuz em 475 ml de água. No entanto, o alcaçuz pode ser contraindicado a pessoas com pressão alta. Nesse caso, consulte seu médico antes de consumir o chá.

  • Chá de bardana. Há séculos, a raiz da bardana é um ingrediente muito comum em remédios caseiros, e seus benefícios são reconhecidos até hoje — especialmente sua capacidade de desintoxicar, depurar e eliminar impurezas da corrente sanguínea. Outros efeitos positivos são a limpeza do trato intestinal e o aumento da produção de urina. A bardana também protege e repara o fígado — por isso ela é tão usada na cura da ressaca. O chá pode ser adquirido em mercados de produtos orgânicos ou feito em casa, fervendo-se uma pequena quantidade da raiz em água.

Coma mais produtos orgânicos

Esforce-se para comprar apenas frutas e vegetais orgânicos, bem como carne e laticínios oriundos de sistemas de produção orgânicos. Embora sejam mais caros, tais produtos são livres de pesticidas e fertilizantes sintéticos, e têm apenas uma pequena quantidade de hormônios de crescimento e antibióticos.

  • Ao se limitar às comidas orgânicas, você diminui a exposição do seu corpo a produtos químicos insalubres, como pesticidas e outras substâncias envolvidas na produção de alimentos não orgânicos.

  • Observe, todavia, que isso apenas restringe sua exposição a certas toxinas. Nas comidas orgânicas processadas, por exemplo, também existem substâncias que podem ser prejudiciais ou cancerígenas.

RECEITAS SUCOS DETOX - FÁCEIS E SIMPLES

1. Suco detox de chá verde e couve

  • 150 ml de chá verde;

  • ½ maçã com casca;

  • 1 folha de couve;

  • Gelo a gosto.

2. Suco detox de gengibre e hortelã

  • 150 ml de água de coco;

  • 1 fatia de melão pequena;

  • 1 colher de café de raspas de gengibre;

  • 1 punhado de folhas de hortelã frescas;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

A água de coco fresco terá resultados melhores. Raspe o gengibre na hora de consumir. Lave bem as folhas de hortelã. Liquidifique tudo e consuma na mesma hora.

3. Suco detox de abacaxi e salsão

  • 150 ml de água;

  • 1 fatia de abacaxi;

  • 1 talo de salsão;

  • Gelo a gosto.

Utilize água mineral ou filtrada. Lave bem o salsão e descasque o abacaxi na hora. Bata tudo no liquidificador.

4. Suco detox laranja e gengibre

  • 1 laranja;

  • 2 folhas de couve;

  • Raspas de gengibre;

  • ½ litro de água;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

Descasque a laranja e retire as sementes. Lave bem as folhas de couve. Raspe o gengibre na hora. Liquidifique tudo e sirva.

5. Suco detox de erva cidreira com abacaxi

  • 150 ml de água de coco;

  • Meia xícara de abacaxi picado;

  • Meia xícara de chá de erva-cidreira;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

Descasque e pique o abacaxi na hora de preparar o detox. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.

6. Suco detox de laranja com limão

  • 1 xícara de suco de laranja natural;

  • Suco de 1 limão fresco;

  • 1 cenoura descascada;

  • 1 colher de sopa de linhaça;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

Basta liquidificar tudo e seu suco detox estará pronto para ser consumido.

7. Suco detox de maçã com couve

  • 2 maçãs;

  • 2 folhas de couve fresca;

  • 1 laranja;

  • Mel de agave para adoçar;

  • Gelo a gosto.

Descasque a laranja, retire as sementes, mas mantenha boa parte do bagaço. Lave bem a couve e as maçãs. Bata tudo no liquidificador.

8. Suco detox de tomate

  • 200 ml de suco de tomate;

  • 200 ml de água mineral com gás e gelada;

  • Gotinhas de pimenta Tabasco, mas não exagere;

  • Gotas de suco de limão fresco.

Esse suco não deverá ser batido no liquidificador, pois o gás da água se perderá. Basta misturá-lo e beber.

9. Suco detox de goji berry e morango

  • 1 xícara de morangos frescos;

  • 1 colher de sopa de goji berry seca;

  • 200 ml de água de coco;

  • 2 colheres de sopa de suco de uva branca;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

Lave bem os morangos, retire as folhinhas. Bata com os outros ingredientes no liquidificador. Esse suco detox é delicioso!

10. Suco detox de melancia com linhaça

  • 2 fatias de melancia;

  • Suco de limão;

  • 1 colher de café de gengibre ralado;

  • 1 colher de chá de linhaça triturada;

  • Mel de agave;

  • Gelo a gosto.

Retire a casca e os caroços da melancia. Rale o gengibre e esprema o limão na hora do preparo. Liquidifique tudo e sirva.

11. Suco detox de batata yacon

  • 1 batata yacon;

  • 1 maçã pequena;

  • 200 ml de chá verde;

  • 3 amêndoas;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

Retire a casca da batata yacon, lave a maçã e retire as sementes. Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

12. Suco detox de uva e canela

  • 200 ml de suco de uva;

  • 1 colher de café de gengibre ralada;

  • 1 colher de café de canela;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

Rale o gengibre na hora do preparo, junte os demais ingredientes e liquidifique tudo.

13. Suco detox burner

  • 2 ameixas pretas secas sem caroço;

  • 200 ml de água;

  • 1 xícara de abacaxi picado;

  • 200 ml de água de coco;

  • 1 colher de sopa de hortelã fresca, picada;

  • Gelo a gosto;

  • Adoçante, se necessário.

As ameixas deverão ficar de molho na água, por 12 horas, na geladeira. Após essa etapa, basta liquidificar todos os ingredientes e servir imediatamente.

Outras dicas para seus sucos detox

  • Coar o suco ou não, vai depender do gosto de quem pretende consumi-los, embora o suco coado perda todas as fibras;

  • Prepare somente o que for consumir na hora. O ideal é que não haja sobras, pois, se armazenado, irá perder suas propriedades;

  • Para ajudar na desintoxicação, é importante alternar os tipos de sucos, dessa forma, haverá um rodízio de nutrientes para o organismo;

  • Não substitua as principais refeições por sucos detox. Eles poderão ser consumidos ao longo do dia, nos horários dos lanches.

 

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...

Marcapasso Cardíaco - Dra. Denise Hachul
Os marcapassos ajudam as pessoas que possuem ritmo cardíaco lento ou irregular a levarem vidas norma...


Relacionados
Diferença entre Alergia e Intolerância Alimentar - Dra. Mônica Beyruti
Você sabe qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar? Apesar de alguns dos sintomas s...

Intolerância Lactose: Causas, Sintomas, Tratamento - Redação
Essa semana falaremos sobre a LACTOSE. Muito se fala sobre a intolerância à lactose. Assim, abrimos,...

Principais informações sobre HPV - Redação
Mais da metade da população brasileira está infectada com o HPV, saiba mais sobre essa doença que é ...

Como a saúde bucal impacta a qualidade de vida - Dra. Débora Ayala Walverde
Sejam bem vindos à semana da saúde bucal! Nessa semana abordaremos diversos assuntos ligados à odont...

BrazilHealth