logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Dicas para uma Ceia de Natal saudável
Dicas para uma Ceia de Natal saudável

Harvard Medical School, Harvard Health Letter
Publicado em 22/12/2017 - Atualizado em 20/10/2018



Grandes refeições e sobremesas tradicionais fazem parte da tradição da temporada de fim de ano de muitas pessoas. Mas você não precisa se jogar nos pratos de altas calorias e excesso de gordura e sal que normalmente compõem os jantares de férias. "Particularmente durante as férias, quando você está cercado por alimentos que você não come no resto do ano, é importante parar, respirar e decidir o que você vai e não vai incluir", diz Debbie Krivitsky, uma dietista de Harvard - Hospital Geral de Massachusetts.

O que evitar
Os alimentos gordurosos são comuns em uma mesa de férias. Mas eles geralmente são ricos em gorduras saturadas, o que aumenta o risco de colesterol alto, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Eles também são muito calóricos. "As gorduras são a fonte mais concentrada de calorias que temos - 9 calorias por grama, mais de 2 vezes mais calorias por grama que as proteínas magra e os carboidratos", diz Krivitsky. Isso significa que você deve evitar alimentos com manteiga, fritos, cremosos ou com muito queijo. Os vilões habituais incluem molhos, tortas e pudins, carnes vermelhas, como carne assada molho madeira e medalhão com bacon.

Alimentos com excesso de sal também são comuns, encontrado em carnes processadas como presunto e bacon, bem como molhos, sopas, bolachas e batatas fritas. Mas o consumo excessivo do sal pode causar hipertensão arterial e aumentar o risco de um acidente vascular cerebral. Os alimentos "brancos" (batatas, macarrão, arroz, pão) e alimentos açucarados elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue. A inundação de insulina que se segue pode, eventualmente, fazer com que o açúcar no sangue caia demais, provocando fome.

O que comer
Substituir alimentos que contém baixos índices em gordura, sal e açúcar vai te manter mais saudável nesta temporada de férias. Também reduzirá significativamente a sua ingestão de calorias, permitindo que você desfrute de uma porção maior com menos calorias.

Então quais são as melhores escolhas em um buffet? Dê preferência para molhos a base de ervas, hummus e molhos com iogurte grego ao vez de sour cream. Escolha fontes de proteína magra, como peixe, peru, frutas e vegetais. Escolha também os alimentos cozidos, evite frituras. Dê preferência aos alimentos temperados naturalmente, iogurte ou suco de limão ao invés de molhos prontos.

Substituições
Se for um grande sacrifício abrir mão dos seus alimentos favoritos, não se prive. Mas faça versões mais saudáveis nas férias. Use leite com baixo teor de gordura em vez de creme em purê de batatas e caldo com baixo teor de gordura no molho. "Use uma escumadeira para separar a gordura ou deixe congelar os sucos em uma panela rasa para que você possa remover a gordura ao fazer molho. Ele economiza cerca de 56 gramas de gordura por chícara", diz Krivitsky. A compota de maçã é um ótimo substituto para a gordura ao assar.

Se você ceder completamente à tentação, Krivitsky diz para se certificar de que "é a exceção e não a regra, e é por um período finito".

Estratégias para comer mais inteligente nesta temporada:

Você precisa de um bom plano para não cair nas tentações do fim do ano. Experimente essas estratégias antes de sair para as festas.

  • Coma antes de ir: Coma algo leve e saudável antes de sair de casa. Caso contrário você pode sentir fome na festa, o que pode fazer com que você coma demais.
  • Solicite ajuda: Peça seu esposo(a) ou amigo(a) para ajudá-lo a resistir à tentação da mesa de buffet. Mas conversem sobre isso com antecedência para que estejam alinhados.
  • Policie suas porções: Realmente é verdade que o uso de um prato menor, como um prato de sobremesa, manterá as porções menores e reduzirá as calorias. Evite repetir.
  • Encontre seu tempo: Leva 20 minutos para o seu cérebro receber a mensagem que está saciado. Descanse o talher entre uma garfada e outra ou beba água para diminuir o ritmo.
  • Escolha cuidadosamente: Se você for comer algo muito calórico, limite a uma pequena porção.
  • Limite o álcool: O álcool adiciona calorias extras e pode sabotar suas intenções de comer de forma saudável. Se for beber, se limite a uma dose e não passe disso.
  • Deixe a mesa: É divertido permanecer à mesa no final de uma refeição, mas pode fazer com que você continue comendo, mesmo que não esteja mais com fome. Afaste a conversa da comida.

Fonte: Harvard Health Letter

Deixe um comentário
Foto
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Diferença entre limpar e umidificar o nariz. - Dr. Paulo Mendes Jr
Você sabe a diferença entre limpar, umidificar e aliviar o nariz? Especialista explica qual o melhor...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...

O que é Medicina Integrativa? - Editorial
Na contramão da medicina tradicional e ortodoxa, terapias alternativas estão ganhando cada vez mais ...


Relacionados
Férias escolares - hora de ir ao oftalmologista! - Dr. Galton Carvalho Vasconcelos
Você sabia que 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos? Por isso, apr...

Dia Nacional de Prevenção à Obesidade - Dr. Maurício Hirata
11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade. Esta data é importante para lembrarmos que ...

Carcinoma Basocelular: O Câncer de Pele mais comum - Dra. Cristina M. Z. Abdalla
O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer da pele, sendo que os cânceres da pele c...

10 Dicas para Cuidar da Pele no Verão - Dra. Adriana Vilarinho
Hábitos saudáveis e adequados vão te ajudar a manter a pele bonita e radiante o ano inteiro

BrazilHealth