logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Diferentes tipos de desodorantes e como usá-los!
Diferentes tipos de desodorantes e como usá-los!

Dra. Shirlei Borelli, Dermatologia
Publicado em 10/09/2019 - Atualizado em 24/10/2019



A sudorese esta ligada a atividade das glândulas sudoríparas e ajuda a regular a temperatura corporal.
É normal suar em situações como exercícios físico, dias quentes e emoções como nervosismo e estresse.

Para lidar com suor excessivo e mau odor nas axilas muitas pessoas recorrem a desodorantes e antitranspirantes, às vezes sem saber a diferença entre esses produtos.

Desodorante:

Os desodorantes tem a finalidade de combater o mau cheiro pois inibem o crescimento das bactérias causadoras do mau odor. Devem ser usados quando houver odor desagradável.

Antitranspirante:

Já os antitranspirantes atuam nas glândulas sudoríporas e inibem a transpiração. Os sais de alumínio são os componentes mais comuns e são utilizados em concentrações variáveis nos antitranspirantes.

Quando usar?

A aplicação deve ser preferencialmente à noite durante o período de ação ocorre o bloqueio dos ductos da glândula que eliminam o suor.

Qual é o mais adequado para mim?

  • Comece analisando o seu nível de suor. Para pessoas que transpiram muito, os antitranspirantes são mais recomendados, já que diminuirão em até 50% a produção de suor na região, prevenindo as tão temidas “pizzas” nas axilas. 

  • Analise as necessidades da sua pele. Peles sensíveis a produtos químicos, com erupções ou irritações precisam de fatores hidratantes, presentes nos desodorantes em gel ou creme, por exemplo. Existem também versões para peles morenas, negras, e até mesmo clareadoras para pessoas que sofrem com manchas escurecidas na região.

  • Considere o tipo de atividade que irá desenvolver. Se o uso será para o dia a dia, para a realização de tarefas pesadas ou prática de atividades físicas. Existem versões para todas essas ocasiões, com proteção reforçada para que você não fique sem a eficácia do produto no meio de suas atividades.

  • fragrância poderá ser escolhida de acordo com o seu gosto pessoal. Versões mais suaves ou sem perfume casam melhor para quem costuma usar loções, cremes e perfume após o banho.

Depois de saber qual o mais indicado para a sua necessidade, hora de escolher a fórmula e o tipo de aplicador do desodorante:

Tipos de desodorantes:

Stick Gel

Também conhecido como bastão, pode ser do tipo sólido (com textura que se assemelha a uma barra de sabonete mais mole), ou em gel. O produto é aplicado com a fricção direta com a pele, sendo inadequado para compartilhar pelo risco de contaminação.

Roll-on

Proporciona aplicação mais uniforme e absorção mais rápida. Neste formato, o desodorante líquido, em creme ou gel, é aplicado diretamente na pele através de uma esfera, que de um lado entra em contato com o produto e de outro o transfere para a pele. É inadequado para compartilhar pelo risco de contaminação.

Creme

Geralmente possui a mesma composição da versão roll-on, com substâncias que hidratam e amaciam a pele. É indicado para pessoas com pele sensível e que costumam depilar as axilas com lâmina. Como o produto é aplicado com as mãos, elas devem estar sempre bem limpas ao manuseá-lo para evitar a contaminação e a proliferação de bactérias.

Bastão

Tem praticamente as mesmas características do desodorante em creme, com a diferença de proporcionar uma aplicação mais seca e suave.

Aerosol

Combina o desodorante líquido com substância inerte de alta pressão, geralmente um gás líquido. Ao se acionar o botão o produto é liberado em forma de jato, proporcionando toque seco. Jatos prolongados na mesma região podem causar sensação de queimadura, devido às baixas temperaturas que o produto pode atingir.


Em casos de bromidose (suor com odor intenso ou desagradável) e hiperidrose (suor excessivo) a consulta com um dermatologista pode ajudar na identificação do problema de causas intensas e externas, no tratamento e na prevenção.

Deixe um comentário
Foto

Repita os caracteres a seguir no campo de texto abaixo:
Comentários
Mais Lidos
11 alimentos que reduzem o colesterol - Harvard Medical School
Recentemente cardiologistas brasileiros estabeleceram valores mais rígidos de colesterol ruim. Conhe...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Substituição da Válvula Mitral e Aórtica - Dr. Jose Armando Mangione
A cirurgia para a substituição da válvula aórtica é um procedimento que vem ganhando cada vez mais e...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...


Relacionados
Como previnir os odores das atividades físicas? - Dra. Clarissa Rittes
Tem algo mais desconfortável do que o mal odor da transpiração? A médica dermatologista Dra. Clariss...

Quais desodorantes que mais causam alergia? - Dr. Jorge Andrade Pinto
Você sabe quais são os sintomas alérgicos ao desodorante? Convidamos o Professor Titular da Faculdad...

Mitos e Verdades sobre desodorantes - Dra. Ada Regina Trindade de Almeida
Desodorante causa câncer? É melhor passar o desodorante à noite? O desodorante tem relação com Alzhe...

Por que o suor das axilas tem mau cheiro? - Dra. Ana Maria Fagundes Sortino
A Dra. Ana Maria Sortino, médica dermatologista, com mestrado stricto sensu em Oncologia, explica po...