logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  Lentes de contato no verão
Lentes de contato no verão

Dra. Cleusa Coral Ghanem, Oftalmologia
Publicado em 08/01/2018 - Atualizado em 23/09/2019



Como sabemos, verão no Brasil é sinônimo de viagens e muito sol. Mas quem usa lentes de contato precisa redobrar a atenção nessa época. 

Pensando nisso, convidamos a Dra. Cleusa Coral Ghanem para falar sobre os cuidados especiais com as lentes de contato no verão e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que listou algumas dicas sobre o assunto. 

1. Pode-se usar lentes de contato na praia?

Quem necessita de correção óptica, deve optar por lentes de contato com proteção UVA e UVB que bloqueiam quase todos os raios solares. É necessário proteger os olhos para evitar queimadura da córnea (fotoceratite), pterígio, catarata e degeneração macular relacionada à idade. Lembrar ainda que o efeito dos raios solares nos olhos é cumulativo e, portanto, além de lentes de contato com filtro UV, é recomendado também o uso de óculos solar com filtro UV acompanhado de um chapéu. Como as lentes de contato desidratam em qualquer ambiente seco, deve-se usar lubrificantes para mantê-las úmidas e confortáveis enquanto estiver na praia.

2. É possível usar lentes de contato no mar ou na piscina?

a) No mar limpo o risco de contaminação é quase inexistente, mas a água salgada solta a lente gelatinosa, por isso, ao mergulhar deve-se manter os olhos fechados. É recomendável evitar o uso de lentes de contato em lagos e oceanos após enxurradas, porque podem conter produtos químicos e até água de esgoto.
b) Em piscina pode-se usar lentes, apesar de não ser recomendável porque, na água parada que não seja rigorosamente tratada, proliferam bactérias que quando aderem às lentes eventualmente podem causar graves úlceras de córnea. Além disso, quando a água contém excesso de cloro, pode haver alteração na cor da lente e o cloro pode aderir à ela, aumentando a irritação ocular. Se usar lentes na piscina, deve-se colocar óculos de proteção e usar bastante lubrificante antes de remove-las para não traumatizar a córnea. As lentes devem ser bem limpas e desinfetadas antes do reuso. Lentes de descarte diário são as mais recomendadas para essa situação.

3. É arriscado tomar banho usando lentes de contato?

É mais seguro remove-las antes do banho quando for lavar a cabeça, pois existe o risco de entrar nos olhos substâncias químicas ou outros contaminantes, que poderão aderir às lentes e causar forte irritação ocular.

4. Lentes de contato podem ser usadas para a prática de esportes ao céu aberto?

Lentes de contato dão mais segurança e conforto durante a prática de esportes, pois não embaçam e nem deslocam com facilidade além de proporcionar melhor acuidade visual e melhor campo de visão periférica. Para a praia ou para esportes na neve, as lentes com filtro UV são as preferidas. Lentes de contato rígidas também tem filtro UV. Quem usa lentes pequenas (corneanas) pode substituí-las por lentes esclerais, que são grandes como as gelatinosas, muito confortáveis e não deslocam.

5. Quando e como fazer a limpeza das lentes de contato?

A manutenção das lentes deve ser realizada sempre que removidas dos olhos. Os princípios básicos são: lavar bem as mãos com sabonete neutro; após banhar a lente com solução multipropósito ou solução recomendada pelo oftalmologista, colocá-la na palma da mão e fazer a limpeza com fricção leve; guardar em estojo limpo com solução multipropósito, trocada diariamente, e lá deixar por, pelo menos, 4 horas. Os usuários que não conseguem manter a rotina da limpeza, desinfecção e descarte no tempo recomendado devem usar lentes de contato de descarte diário.

6. Pode-se usar lentes de contato em viagens de avião?

Sim, desde que não causem desconforto por ressecamento. De modo geral, recomenda-se remove-las em viagens mais longas que 4 horas ou usar lubrificantes. Estes podem ser com preservativos (muito comuns no mercado) ou sem preservativos químicos, receitados pelo especialista quando o usuário precisa usar mais que 4 ou 5 vezes ao dia. Em qualquer ambiente com ar seco o conforto das lentes aumenta com o uso de lubrificantes e umidificadores de ambiente. Importante ressaltar que o material da lente de contato e a solução de manutenção podem interferir no ressecamento da lente.

7. Pode-se frequentar praia ou piscina com maquiagem e lentes de contato?

Sim! Mas as lentes devem ser colocadas antes de fazer a maquiagem, aplicar creme ou protetor solar no rosto. Lembrar que o protetor solar ou maquiagem podem derreter no sol e entrar nos olhos. Deve-se retirar as lentes primeiro e depois remover a maquiagem, porque os removedores (especialmente os oleosos), permanecem nos cílios e contaminam tanto as lentes quanto o filme lacrimal por horas, o que nubla as lentes e a visão. Uma boa dica é usar maquiagem que não seja à prova d`água, para que possa ser removida por removedores que não contem óleo.

Fonte: Dra. Cleusa Coral Ghanem, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Deixe um comentário
Foto

Repita os caracteres a seguir no campo de texto abaixo:
Comentários
  1. Prezados Senhores! Registro de Marcas e Patentes sabe como funciona? A sua marca, já está protegida? Tem certeza que o sinal escolhido por v.sas já não é objeto de patente de terceiros? E sobre as suas ideias, todas já estão protegidas como patente? No caso da resposta ser sim eu já tenho. Não precisa nos responder. Caso não tenha o registro, e quer saber como funciona, consulte-nos. Estamos à inteira disposição!! Att. Maria 11 3481-6644

  2. Would you be interested in submitting a guest post on georgemartjr.com or possibly allowing us to submit a post to brazilhealth.com ? Maybe you know by now that links are essential to building a brand online? If you are interested in submitting a post and obtaining a link to brazilhealth.com , let me know and we will get it published in a speedy manner to our blog. Hope to hear from you soon George

  3. Bem interessante esse post.

  4. Prezados Senhores, Registro de Marcas e Patentes sabe como funciona? A sua marca, já está protegida? Tem certeza que o sinal escolhido por v.sas já não é objeto de patente de terceiros? E sobre as suas ideias, todas já estão protegidas como patente? No caso da resposta ser sim eu já tenho. Não precisa nos responder. Caso não tenha o registro, e quer saber como funciona, consulte-nos. Estamos à inteira disposição!! Atendimento via whatsapp

  5. Prezados Senhores, Registro de Marcas e Patentes sabe como funciona? A sua marca, já está protegida? Tem certeza que o sinal escolhido por v.sas já não é objeto de patente de terceiros? E sobre as suas ideias, todas já estão protegidas como patente? No caso da resposta ser sim eu já tenho. Não precisa nos responder. Caso não tenha o registro, e quer saber como funciona, consulte-nos. Estamos à inteira disposição!! Atendimento via whatsapp

  6. Prezados Senhores, Registro de Marcas e Patentes sabe como funciona? A sua marca, já está protegida? Tem certeza que o sinal escolhido por v.sas já não é objeto de patente de terceiros? E sobre as suas ideias, todas já estão protegidas como patente? No caso da resposta ser sim eu já tenho. Não precisa nos responder. Caso não tenha o registro, e quer saber como funciona, consulte-nos. Estamos à inteira disposição!! Atendimento via whatsapp

  7. Cupom de descontos; palavra secreta > SAPOTI

  8. Olá! Quero lhe apresentar o diretório de artigos https://www.artigosenoticias.com.br/ onde você pode publicar gratuitamente artigos com backlink DoFollow para aumentar a autoridade do seu site, melhorar o ranqueamento no google e atrair mais visitantes. É grátis! Basta escrever um artigo de 500 palavras ou mais com boa qualidade.

  9. Olá, tenha mais curtidas em seu Instagram, Facebook ou Youtube. Aumente seu prestígio, publico e assim aumente suas vendas! Nosso whats (12) 99718 6722 ou email wfleao@gmail.com Pagamento pelo pagseguro, com a segurança de inclusão ou poderá bloquear senão incluirmos. Solicite um teste gratuito.

BrazilHealth
Mais Lidos
11 alimentos que reduzem o colesterol - Harvard Medical School
Recentemente cardiologistas brasileiros estabeleceram valores mais rígidos de colesterol ruim. Conhe...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...

Substituição da Válvula Mitral e Aórtica - Dr. Jose Armando Mangione
A cirurgia para a substituição da válvula aórtica é um procedimento que vem ganhando cada vez mais e...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...


Relacionados
Sífilis: problema atual causado por doença antiga - Marcos Vinícius da Silva
Essa semana falaremos sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis), e para abrir essa série, convi...

Células Tronco Hematopoieticas - Dr. Nelson Hamerschlak
O transplante de Células Tronco Hematopoieticas pode ser definido como a infusão endovenosa de célul...

Comunicação não verbal – o sorriso fala - Dr. Carlos Loureiro Neto
A expressão facial é a forma mais comum de demonstrar emoções. Fisiologistas estimaram que o rosto h...

Exercício Físico: O Preço do Exagero - Prof. Dr. Elias Knobel
Já sabemos que a atividade física é fundamental para saúde. Mas você sabia que o exagero na sua prát...

BrazilHealth