logo
BrazilHealth
Fazer login
Home  >  Videos e artigos  >  O que a Neurociência diz sobre acordar cedo?
O que a Neurociência diz sobre acordar cedo?

Dr. Jim Kwik, Neurocientista
Publicado em 10/09/2020 - Atualizado em 23/09/2020



Biologicamente, acordar cedo não é para todos!
Todos nós temos um relógio interno chamado ritmo circadiano, que funciona em um ciclo de quase 24 horas ditado pela luz, genética e ambiente. Nesse período, ocorrem diferentes fases como sono, estado de alerta e níveis de determinado hormônio. Este relógio vai direto para as células individuais em nossos corpos, que experimentam um acúmulo de uma proteína específica (PER) durante o dia e uma diminuição desses níveis durante a noite. Todos os nossos corpos funcionam neste ritmo, mas nossas preferências quando dormimos podem variar entre os indivíduos. 

Sua preferência em relação aos horário de dormir e acordar é chamada de cronotipo, e essas preferências são muito fortes (como você pode notar quando acorda em horários semelhantes em fusos horários diferentes). Ser uma pessoa matutina também pode estar escrito nos genes. Um estudo recente mostrou mais de 350 pontos em nosso código de DNA associados a ser uma pessoa matinal. E foi estimado que cerca de 1 em 300 pessoas preferem acordar cedo (acordar entre 4 e 5 da manhã). Isso é bastante comum (embora os métodos de previsão neste estudo tenham algumas falhas), mas ainda argumenta que para 299 de 300 pessoas, levantar às 4 ou 5 da manhã não é um desejo natural. Nossos relógios internos têm uma influência muito mais forte sobre a nossa preferência de horário de vigília do que pensamos - então acordar às 5h definitivamente não é para todos!

Ter uma boa noite de sono é mais importante do que acordar cedo
Ter uma boa noite de sono é melhor que acordar cedo! Portanto, se você tende a dormir até tarde e se forçar a sair da cama às 5 da manhã, estará fazendo mais mal do que bem. Eu realmente recomendo a leitura de “Por que dormimos”, do Professor Matthew Walker, pois destaca a importância de obter um descanso sólido todas as noites, pois o sono interrompido ou insuficiente tem sido associado a MUITOS problemas de saúde. Isso inclui comprometimento da memória, aumento do risco de problemas cardíacos e, mais recentemente, um estudo correlacionou padrões de sono irregulares com pior desempenho acadêmico. Portanto, se você está configurando o alarme para as 5 da manhã, mas não vai para a cama antes da meia-noite - não faça isso! Você ainda precisa de boas 7-8 horas por noite para colher os benefícios do sono.

É importante ligar o alarme
Quer o seu alarme toque às 5h ou às 10h - acordar imediatamente é bom para o seu cérebro. Por noite, você passa por vários ciclos de sono que duram cerca de 90 minutos cada. Estes ciclos têm fases que começam com o sono com movimentos rápidos dos olhos - quando se acredita que a maioria dos sonhos ocorre - até o sono profundo. Quando o alarme toca e você pressiona soneca, seu cérebro pode entrar novamente em um novo ciclo de sono, tornando ainda mais difícil de se levantar. Desligar o alarme e superar a preguiça, é sua primeira vitória sobre seus pensamentos do dia e dá a você um forte elemento de autoconfiança. Se você disser ao seu cérebro “Só mais 5 minutos”, você está se preparando para ceder àquelas ações mais tentadoras e improdutivas o dia todo. Portanto, defina o alarme para um horáro que poderá desligá-lo e se levantar para sua primeira vitória do dia!

É normal sentir-se cansado ao acordar
Dito tudo isso, é NORMAL se sentir cansado ao acordar. Todos nós queremos pular da cama e se sentir dispostos e animados! Mas, um processo chamado inércia do sono significa que o cérebro leva até meia hora para se tornar funcional. Isso ocorre porque seu corpo está acordado, mas seu cérebro ainda está parcialmente adormecido. Um estudo identificou que a atividade cerebral é diferente durante o sono (atividade lenta e síncrona) e da vigília (muitas explosões aleatórias de atividade). Portanto, é normal ficar sonolento quando o alarme dispara mas isso não é desculpa para voltar a dormir. Acorde e dê ao seu cérebro o tempo para ele despertar!

Você pode aprender coisas novas acordando mais cedo
Nós só temos 24 horas no dia e muitas delas são ocupadas pelo trabalho. A maior parte do tempo estamos ocupados com atividades profissionais e não em prol do nosso autodesenvolvimento. Algumas pessoas chegam a fazer a mesma coisa todos os dias. Portanto, o cérebro não está "aprendendo" durante essas horas. É como fazer o mesmo treino todos os dias - sem novos estímulos e desafios, seu cérebro não ficará mais forte!

Então, dar a si mesmo uma hora ou mais para aprender pela manhã ou fazer algo para melhorar sua vida (como exercícios, meditação) pode ser realmente fortalecedor. Alguns estudos mostram os benefícios de acordar cedo, incluindo pessoas que dormem tarde com maior probabilidade de terem pensamentos mais negativos. Pessoas matutinas são melhores em não procrastinar e estão associadas a uma melhor saúde mental. Eu adoraria ver alguns mecanismos biológicos mais aprofundados para apoiar a ideia de que madrugadores são mais produtivos. Em qualquer caso, acordar mais cedo e ter uma rotina saudável pode melhorar sua disposição e produtividade.

Auto-imagem é tudo!
Levantar às 5 da manhã exige um esforço. Agora, isso não significa todos os dias, mas sim estar comprometido - especialmente se você normalmente não acorda cedo. Um eforço inicial precisa ser feito para construir a crença de que você é uma pessoa matutina. Portanto, se você deseja começar a levantar mais cedo, comece a dizer a si mesmo que você é uma pessoa matutina. 

Pelo que pude perceber, não é necessariamente a hora que você se levanta, mas o tempo que você se dá antes de começar as suas tarefas profissionais. A quantidade de sono não deve ser sacrificada por isso! Acho difícil dar o conselho “levante-se às 5 da manhã e mude de vida” porque, geneticamente, isso poderia ser mais difícil (mas não impossível) para certas pessoas. Eu diria que se você quiser aquele pouco de tempo a mais pela manhã, comece a ir para a cama um pouco mais cedo e programe o despertador para que tenha um despertar tranquilo.

Deixe um comentário
Foto

Repita os caracteres a seguir no campo de texto abaixo:
Comentários
BrazilHealth
Mais Lidos
11 alimentos que reduzem o colesterol - Harvard Medical School
Recentemente cardiologistas brasileiros estabeleceram valores mais rígidos de colesterol ruim. Conhe...

Substituição da Válvula Mitral e Aórtica - Dr. Jose Armando Mangione
A cirurgia para a substituição da válvula aórtica é um procedimento que vem ganhando cada vez mais e...

O PSA após a cirurgia ou a Radioterapia - Dr. Fernando Maluf
Você sabe qual é o valor do PSA que indica a volta do tumor após a cirurgia? Será que o PSA associad...

Corte no dedo: O que fazer? - Prof. Dr. Alvaro Cho
O corte no dedo é um dos principais acidentes domésticos do dia-a-dia. Os cortes ocorrem nas mais va...


Relacionados
Obstáculos na Prevenção ao Suicídio - Ines Hungerbuhler
Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. A psicóloga Ines Hungerbuhler examina o que está ...

Devo parar de ler notícias ruins? - Dr. Maurício Hirata
Os telejornais, portais de notícias, até as redes sociais divulgam, cada vez mais, noticias de tragé...

Dicas para Evitar Desequilíbrios Emocionais - Ana Carla Castro
Estresse agudo, depressão, irritabilidade, sono desregulado, nervosismo, medo, raiva, ansiedade e pr...

Como Manter a Saúde Mental durante a Quarentena? - World Health Organization
Ficar em casa o tempo todo, em quarentena, não é fácil. A Organização Mundial de Saúde reuniu dicas ...

BrazilHealth